Enquanto dorme, esta app está a combater o novo coronavírus

Juntos, podemos ajudar a combater a Covid-19 enquanto dormimos. Tudo isto graças à inovadora aplicação da Fundação Vodafone, a app DreamLab, que apoia a investigação na área da saúde.

Foto

Em tempos de pandemia, o medo e as incertezas dominam as nossas vidas e o futuro parece ser cada vez mais imprevisível. Estamos todos ansiosos para podermos retomar as nossas rotinas com normalidade, abraçarmo-nos sem receio e conversarmos sem ser através de janelas virtuais. Mais do que nunca, tornou-se essencial partilhar e alimentar pensamentos de esperança, mas também tomar atitudes positivas que façam a diferença de forma real. 

A app DreamLab é um desses exemplos. A partir de agora, qualquer um de nós pode dar o seu contributo para a criação de um supercomputador que colaborará com os investigadores no combater a COVID-19. Esta aplicação premiada e desenvolvida pela Fundação Vodafone permite que milhares de pessoas, enquanto dormem, possam contribuir para acelerar investigações vitais na área da saúde. Sabemos que a investigação neste domínio gera, diariamente, um enorme volume de dados, mas o acesso ao poder de computação para os analisar e compreender é limitado. Após instalar a aplicação gratuitamente no seu smartphone através de um gesto simples e rápido - pode seleccionar o projecto Corona-AI e activá-lo - vai dessa forma apoiar a comunidade científica. Como? Dando-lhes acesso a maior capacidade de computação ajudando a acelerar os cálculos e análise nos projectos de investigação, desta forma estará também a contribuir para erradicar esta pandemia que se espalhou pelo mundo numa questão de meses.​

A app DreamLab nasceu em 2015, na Fundação Vodafone Austrália, com o propósito de ajudar projectos de investigação sobre o cancro, incluindo a identificação de propriedades anticancerígenas em alimentos e medicamentos existentes, tendo até hoje apoiado quatro descobertas mundiais nesta área.

Decorrente das necessidades dos tempos que vivemos a app DreamLab foi adaptada para poder ser utilizada para apoiar o projecto de investigação Corona-AI, ligado ao reposicionamento de moléculas de medicamentos e de alimentos, adaptadas ao genoma, para o desenvolvimento de tratamentos anti-coronavírus. O Corona-AI foi desenvolvido pelo Imperial College London (especializado em Ciência, Engenharia e Medicina) e envolve a análise de milhares de milhões de combinações de fármacos e moléculas alimentares existentes, para identificar como podem ser ajustadas de forma a melhorar a eficiência e eficácia do tratamento da Covid-19. 

Tudo isto se processa de forma simples. Sempre que abrir a aplicação DreamLab, activar o projecto que seleccionou e ligar o seu smartphone à corrente eléctrica, o seu telemóvel começa de imediato a utilizar a capacidade de computação, descarregando pequenos problemas de investigação e efectuando cálculos, devolvendo os resultados para a equipa de investigação. É imprescindível que o telemóvel esteja ligado à carga, e é possível continuar a utilizá-lo para outros fins – a aplicação é remetida para segundo plano, mas mantém-se em funcionamento. E os benefícios não ficam por aqui. Sempre que quiser, pode também informar-se sobre as iniciativas que o DreamLab apoia mantendo-se actualizado sobre os progressos dos mesmos na secção de notícias da aplicação.​

A importância de apoiar a investigação

A maior parte de nós tem um smartphone nas suas vidas, mas será que todos sabemos o verdadeiro poder deste pequeno gadget que é um amigo diário? A prova de que pequenos gestos podem fazer uma enorme diferença é que se milhares de smartphones estiverem ligados à app DreamLab, em conjunto criam um supercomputador virtual. Desta forma, como referido, mais rapidamente serão processados os dados que os investigadores tanto precisam de descodificar e analisar para chegar às soluções que todos desejamos. Não só para erradicar não só esta pandemia, que já contagiou quase três milhões de pessoas em todo o mundo, mas também outras doenças para as quais ainda não existe cura como é o caso do cancro, uma das maiores causas de morte prematura no mundo. Nunca foi tão simples ter um papel activo e, afinal, nem precisamos de sair de casa para ajudar a salvar vidas. Vamos a isso?