Liga escocesa terminou e o Celtic foi declarado campeão

SPFL optou pelo critério da número de pontos por jogo. Hearts foi despomovido.

Foto
Reuters/RUSSELL CHEYNE

Acabou a Liga escocesa 2019-20. A decisão, motivada pela pandemia de covid-19, foi anunciada nesta segunda-feira pela direcção do organismo que gere as provas prrfissionais na Escócia, tendo o Celtic sido coroado campeão.

Através de um comunicado, a Liga profissional (SPFL) revela que consultou os 12 clubes que competem na I divisão e que decidiu, posteriormente, dar por concluído o campeonato “com efeito imediato”.

“Esta decisão significa que o Celtic é considerado campeão de 2019-20 e que o Hearts é despromovido à II Liga”, acrescenta o organismo, que põe assim fim à especulação em torno do futuro de uma prova que foi interrompida em Março.

“Preferíamos que a Liga fosse disputada dentro de campo, nos estádios, em frente aos adeptos, mas a covid-19 provocou o caos nas competições e as suas repercussões sentir-se-ão durante muito tempo”, vincou Murdoch MacLennan, presidente da SPFL.

“As restrições impostas pelo Governo e a preocupação com a segurança de jogadores e espectadores não deixou à SPFL outra opção que não seja cancelar a Premiership neste momento”, acrescentou.

A classificação final foi determinada através do número de pontos por jogo registados até ao dia 13 de Março.

O Rangers, que terminou o campeonato no segundo lugar, chegou a propor uma investigação independente à forma como a SPFL geriu o futebol escocês neste período, mas essa intenção acabaria por cair por terra, face à falta de apoio da maioria dos outros clubes.

Sugerir correcção