Federação italiana envia nova proposta para regresso da Série A

Documento tenta aproximar as exigências do Governo das pretensões dos clubes.

Foto
Reuters/MASSIMO PINCA

A Federação de Futebol de Itália (FIGC) enviou, no domingo, ao ministro do Desporto um novo protocolo sanitário tendo em vista o regresso da actividade futebolística, no qual promete intensificar os testes e controlos médicos.

A proposta, que proíbe as concentrações para evitar a propagação da covid-19, foi elaborada durante uma reunião por videoconferência, que juntou a direcção da FIGC, responsáveis da Série A e da Federação de Médicos Desportivos.

“Com total espírito de colaboração, o ministro do Desporto, Vincenzo Spadafora, pediu aos seus colaboradores que estudassem o documento, para poder enviá-lo hoje para o comité científico e técnico”, refere uma nota do ministério.

Na semana passada, os clubes da Série A manifestaram o seu desacordo face às propostas apresentadas pelo Governo, em particular com a que impunha a obrigação de concentrar os jogadores durante várias semanas nos centros desportivos e de manter em quarentena todo o plantel se fosse registado um caso positivo.

O novo protocolo prevê a realização de testes PCR antes do regresso aos treinos e a sua repetição a cada “três ou quatro dias”. A FIGC defende também a realização de testes serológicos antes do primeiro treino de grupo e a sua repetição após 14 dias.

Os clubes da Série A defendem que os jogadores possam regressar a casa após os treinos e estão dispostos a realizar testes PCR e serológicos com mais regularidade.

A federação pretende que a Série A, interrompida desde 9 de Março, na jornada 26, seja retomada no dia 13 de Junho.

No sábado, o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, admitiu que “são precisas mais garantias” para que as competições de futebol sejam retomadas.

Sugerir correcção