A “excepção” alemã

Ao pôr em causa uma decisão do Tribunal Europeu de Justiça, o Tribunal Constitucional alemão está a pôr em causa a própria ordem constitucional em que assenta a construção europeia.

Reserve as terças-feiras para ler a newsletter de Teresa de Sousa e ficar a par dos temas da actualidade global.

1. A democracia alemã, construída depois da guerra, tem as suas particularidades, todas elas resultado da sua história traumática na primeira metade do século passado. A criação da República Federal, em 1949, teve como preocupação fundamental impedir qualquer risco de excessiva concentração de poder nas mãos de uma só instituição ou de um só homem. O Estado foi, por isso, reconstruído numa base federal, de forma a distribuir o poder por vários níveis de governo, com relativa autonomia em muitas esferas de decisão. Os estatutos do Bundesbank deram-lhe uma independência muito maior do que a que usufruíam os seus congéneres europeus até à criação da União Económica e Monetária (UEM). Os estatutos do Tribunal Constitucional de Karlsruhe garantem-lhe total imunidade perante o poder político, através da chamada “cláusula eterna”, segundo a qual as suas funções não podem ser alteradas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção