Covid-19. Pulverizar ruas com desinfectante é perigoso e não eficaz, garante OMS

Em espaços interiores a OMS também não recomenda a aplicação sistemática de desinfectantes, mas caso seja necessário “convém fazê-lo com um pano ou um toalhete embebido de desinfectante”.

Foto
Acção de desinfecção no Areeiro, Lisboa, em Março Nuno Ferreira Santos

Pulverizar ou fumigar desinfectante nas ruas, como alguns países estão a fazer para combater a pandemia de covid-19, não elimina o vírus e coloca riscos sanitários, advertiu este sábado a Organização Mundial de Saúde (OMS).

“A pulverização ou fumigação de espaços exteriores, como ruas ou mercados, não é recomendada para destruir o novo coronavírus ou outros agentes patogénicos porque é inactivada pela sujidade”, explica a OMS num documento sobre a limpeza e desinfecção das superfícies no quadro do combate à pandemia.

A OMS acrescenta que “mesmo em caso de ausência de matérias orgânicas, é pouco provável que a pulverização química cubra correctamente todas as superfícies durante o tempo de contacto necessário para inactivar os agentes patogénicos”.

“Por outro lado, as ruas e os passeios não são considerados reservatórios de infecção do covid-19”, sustenta a organização no mesmo documento.

A OMS alerta ainda que esta medida “mesmo feita no exterior, pode ser perigosa para a saúde humana”, e recomenda que, “em caso algum devem ser pulverizadas pessoas” porque “não reduz a capacidade de um infectado propagar o vírus por gotículas ou contacto”. Pulverizar cloro ou outros produtos químicos tóxicos sobre as pessoas pode causar irritações dos olhos e da pela, broncoespasmos e problemas gastrointestinais, alerta a organização.

A entidade mundial para a saúde pública diz ainda que também “não recomenda a aplicação sistemática de desinfectantes em superfícies por pulverização ou fumigação nos espaços interiores”. “Se for preciso aplicar desinfectantes, convém fazê-lo com um pano ou um toalhete embebido de desinfectante”, recomenda.

O vírus covid-19, na origem da pandemia mundial que já provocou mais de 300.000 mortos, pode fixar-se nas superfícies e nos objectos, mas ainda não há informações precisas da duração do seu tempo de vida nos vários materiais. Alguns estudos indicaram que o vírus poderá permanecer vários dias activo em diversos tipos de superfícies, mas essas informações foram recolhidas em condições experimentais, ressalva a OMS.

Em Março deste ano, a directora-geral da saúde, Graças Freitas, tinha declarado em conferência de imprensa “não existir nenhuma evidência científica que sejam eficazes [as desinfecções] e portanto não é uma medida que se recomende”.

Na altura defendeu que não era prioritário ter trabalhadores a desinfectar ruas para combater o contágio pelo novo coronavírus, como fizeram algumas autarquias, “porque não há qualquer certeza que tenha influência”.

Sugerir correcção