Covid-19: Restaurantes com metade da lotação e a fechar até às 23h00, avança Ventura

O presidente e deputado único do Chega avançou, depois da reunião com o primeiro-ministro, que a abertura dos restaurantes será feita com “limites de presença, com uma lotação de metade e com um horário restrito”. Discotecas e ginásios “podem nem reabrir no verão”, acrescentou.

Foto
Restaurantes podem abrir no dia 18 de Maio, próxima segunda-feira Ricardo Lopes

Os restaurantes vão poder reabrir na segunda-feira com metade da lotação e deverão ter uma hora limite para fechar igual para todos, provavelmente as 23h, afirmou esta quinta-feira o presidente e deputado único do Chega, depois de uma reunião com o primeiro-ministro, António Costa, na residência oficial de São Bento. 

André Ventura falava aos jornalistas no final do encontro, antes de o Governo tomar decisões sobre a segunda fase de reabertura gradual das actividades e estabelecimentos encerrados devido à pandemia de covid-19.

Apontando a reabertura dos restaurantes como “um dos momentos mais preocupantes” do chamado desconfinamento, o deputado do Chega declarou: “Sabemos que vai haver uma hora limite, provavelmente as onze horas da noite”.

“Será sempre com limites de presença, com uma lotação de metade e com um horário restrito na medida em que, tanto quanto nos pareceu, a hora de encerramento será igual para todos e universal, o que significa que não poderá haver espaços abertos para além dessa hora”, acrescentou.

Em relação às medidas de reabertura a adoptar pelo Governo, o presidente do Chega disse ainda que por enquanto “os espaços nocturnos vão permanecer encerrados, quer bares, quer discotecas, quer outros espaços nocturnos” e que “discotecas, ginásios e outros espaços podem nem reabrir no verão”, porque “as decisões vão ser tomadas caso a caso”, o que saudou: “Parece-nos o mais correcto”.

O deputado único do Chega voltou a manifestar reservas em relação à “descompressão significativa de medidas” que está prevista, defendendo que “comporta alguns riscos” e que “é preciso que haja não só o tempo mas também os mecanismos para que se faça uma avaliação atempada desse risco e das consequências dessa reabertura”. “Vamos entrar provavelmente no período mais crítico, e foi isso que conversámos também com o senhor primeiro-ministro, de avaliação e de combate à pandemia”, considerou.

André Ventura frisou que “o Chega continua a entender que em matéria de festivais e de espaços de cultura de massas as regras, a existirem, devem uniformes, mesmo em matéria de acção política” e disse ter recebido do primeiro-ministro “a garantia de que esta matéria será clarificada”.

Sugerir correcção