Reabertura de escolas a várias velocidades na Europa este mês

A maior parte dos alunos europeus que regressam às aulas neste ano lectivo só o fazem durante este mês – em vários países sob as críticas dos pais. Mas há países que já só pensam no pós-Verão.

Fotogaleria
Alunos de alguns países já voltaram às aulas LUSA/CAROLINE BLUMBERG
Fotogaleria
Nem todos os países seguiram regras idênticas LUSA/ALESSANDRO DI MARCO
Fotogaleria
Cada país, sua regra LUSA/ALESSANDRO DI MARCO

É um processo gradual de desconfinamento aquele que se está a fazer por toda a Europa também nas escolas e a regra que Portugal adoptou, de reabrir as portas das salas de aulas apenas aos alunos mais velhos que vão fazer exames e as creches, seguiu o que a maior parte dos outros países está a fazer. A diferença é que alguns já regressaram às aulas presenciais a 20 de Abril, como os alunos de Berlim, ou a 4 de Maio. Mas há também quem só o faça no dia 18, como Portugal e a Eslovénia, para os alunos mais novos e para os mais velhos – e são raros os que terão alunos a regressar só no próximo ano lectivo, como o Governo decretou para o ensino básico e para o 10.º ano.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção