Calendário da Liga Diamante revolucionado

A final de Zurique e as etapas de Londres e Rabat foram canceladas, anunciou a World Athletics.

Foto
Reuters/RUSSELL CHEYNE

O calendário da Liga Diamante, o mais importante circuito do atletismo mundial, foi revolucionado devido à pandemia de covid-19, com o cancelamento da final de Zurique e das etapas de Londres e Rabat, anunciou nesta terça-feira a World Athletics.

Nenhum “meeting” da Liga Diamante será disputado antes do meio de Agosto e os organizadores terão liberdade para adaptar o programa em função da evolução da pandemia, com a World Athletics a assinalar que as alterações “vão permitir aos atletas preparem-se melhor física e mentalmente”.

O arranque do circuito, que deveria ter acontecido em 17 de Abril, em Doha, está agora marcado para 14 de Agosto, no Mónaco, seguindo-se as etapas de Gateshead e Estocolmo, em 16 e 23 do mesmo mês, respectivamente.

Várias outras reuniões foram adiadas para Setembro - Lausana (02), Bruxelas (04), Paris (06), Roma/Nápoles (17) e Xangai (19) -, seguindo-se, em Outubro, Eugene (04), Doha (09) e uma etapa na China (17), em local a designar.

Zurique, que deveria receber a final da Liga Diamante este ano, vai organizar o evento em 2021 e 2022, contando para isso com a compreensão dos responsáveis de Eugene, que aceitaram o adiamento por um ano da sua organização das finais, para 2023.

A cidade suíça anunciou hoje o cancelamento da edição de 2020, prevista para se disputar entre 09 e 11 de Setembro, tal como aconteceu com a etapa de Londres, agendada para 4 e 5 de Julho, e de Rabat, que se deveria realizar em 31 de Maio.

As alterações introduzidas na prova de Oslo, agendada para em 11 de Junho, aproximam-na de um evento de exibição e parecem “excluem-na” do calendário da Liga Diamante, que está a ser fortemente condicionada pela pandemia.

Sugerir correcção