Pellegrino chega a Fátima

Com as celebrações religiosas comunitárias votadas ao confinamento, convidam-se os peregrinos a assistir a um espectáculo de videomapping .

Foto
DR

Num 12 de Maio à escala pré-pandemia, o Santuário de Fátima estaria a receber os milhares de fiéis que, todos os anos por esta altura, se deslocam em peregrinação para homenagear as aparições de Nossa Senhora de Fátima.

Desta vez, com as celebrações religiosas comunitárias votadas ao confinamento, convidam-se os peregrinos a entrar pela porta virtual e assistir a Pellegrino, um espectáculo de videomapping projectado no edifício dos Missionários da Consolata, pela Vortice Dance Company. A companhia portuguesa estaria também por estes dias a bordo de uma digressão no Reino Unido, entretanto cancelada por conta da covid-19.

Sem público presencial mas com a presença de todos os que gostariam de fazer parte das comemorações, Pellegrino é transmitido em directo nas contas de Facebook da companhia de dança e dos missionários, após os capítulos oficiais da igreja.

Segundo os coreógrafos Cláudia Martins e Rafael Carriço, trata-se de “um memorial a todos os peregrinos que este ano não se podem deslocar a Fátima, bem como a todos aqueles que pereceram com a doença. É também uma forma de gratidão para com toda a comunidade médica e hospitalar”.

A performance será também “um relembrar de outros projectos que a companhia desenvolveu em Fátima, como o espectáculo Fátima, O Dia em que o Sol Bailou, para as comemorações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima, e Magnificat, Padre Formigão o Apóstolo de Fátima, para a comemoração dos 70 anos da aprovação das constituições da Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima”.

Sugerir correcção