Clubes italianos podem retomar treinos colectivos a partir de 18 de Maio

Várias equipas da Serie A iniciaram os treinos individuais e facultativos na semana passada.

Foto
Reuters/MASSIMO PINCA

O Comité Técnico e Científico que colabora com o governo de Itália na gestão da pandemia de covid-19 deu nesta segunda-feira “luz verde” para que as equipas de futebol possam retomar os treinos colectivos a partir de 18 Maio.

“O parecer do Comité Técnico e Científico, que foi solicitado pelo governo, confirma que o protocolo apresentado pela Federação Italiana de Futebol [FIGC] está dentro dos parâmetros de segurança e protecção seguidos pelos ministérios competentes”, informaram os ministros italianos da Saúde, Roberto Speranza, e do Desporto, Vincenzo Spadafora, em comunicado conjunto.

Desta forma, o governo de Itália prepara-se para autorizar o regresso dos treinos colectivos das equipas da Serie A, depois de vários emblemas terem iniciado os treinos individuais e facultativos na semana passada.

“As indicações do comité, que são vinculativas e terão de ser escrupulosamente seguidas, vão ser remetidas para a FIGC para que sejam feitos os ajustes necessários ao protocolo, de forma a permitir a retoma dos treinos colectivos em segurança a partir de 18 de Maio”, refere a mesma nota enviada aos meios de comunicação social transalpinos.

No regresso aos treinos, na semana passada, Torino, Sampdoria, Fiorentina e AC Milan anunciaram ter registado casos de infecção por covid-19 nas respectivas equipas, enquanto o plantel do Brescia opôs-se a um recomeço da Serie A, devido à crise mundial de saúde pública.

A Serie A, liderada pela Juventus, que conta com o internacional português Cristiano Ronaldo, foi interrompida em 9 de Março, face à propagação do novo coronavírus.

Portugal, tal como a Alemanha, vai retomar o campeonato este mês, enquanto Inglaterra, Espanha e Itália ainda ensaiam o regresso das competições, sem data marcada. Países Baixos e França já cancelaram os respectivos campeonatos de futebol, devido à pandemia de covid-19.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 282 mil mortos e infectou mais de 4,1 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Mais de 1,3 milhões de doentes foram considerados curados.

Itália, que regista um total de 30.739 mortos e mais de 219 mil casos de infecção confirmados, é o terceiro país do mundo mais afectado pela pandemia de covid-19, depois dos Estados Unidos e do Reino Unido.

Sugerir correcção