Nos Primavera Sound deverá ser adiado para Junho de 2021

A organização do festival congénere de Barcelona, que costuma decorrer uma semana antes do festival homónimo do Porto, já anunciou que a próxima edição irá decorrer de 2 a 6 de Junho de 2021.

Foto
Nelson Garrido

O director do Nos Primavera Sound, José Barreiro, espera poder anunciar até ao final desta semana as novas datas do festival portuense, mas a sua expectativa é a de que este possa vir a acontecer, como habitualmente, na semana seguinte à realização do Primavera Sound de Barcelona, que terá lugar, anunciaram esta segunda-feira os seus promotores, de 2 a 6 de Junho do próximo ano.

José Barreiro explicou ao PÚBLICO que tem de aguardar que a lei recentemente proposta pelo Governo, que proíbe os festivais até 30 de Setembro deste ano, seja discutida na quinta-feira no Parlamento, para verificar se há ou não alterações à regulamentação proposta, e que só depois disso terá condições para divulgar quaisquer novidades sobre a próxima edição do Nos Primavera Sound.

Notando que a incerteza é ainda grande, e que mesmo as datas agora anunciadas para o festival de Barcelona estarão sempre dependentes da progressão da pandemia e das decisões que vierem a ser tomadas pela autoridades espanholas, Barreiro observa que o que se pode esperar, se tudo correr sem sobressaltos, é que o Nos Primavera Sound venha a ter lugar, como sempre tem acontecido, logo após o festival catalão.

Em Barcelona, a nota enviada aos meios de comunicação explica que a organização do festival tentou celebrar ainda em 2020 a 20.ª edição do festival, mas foi forçada pelas circunstâncias a tomar “a decisão mais difícil da sua história”. O festival começara por ser adiado para o final de Agosto, o que levara a que o Nos Primavera Sound tivesse chegado a ser anunciado para o início de Setembro, mas as medidas de contenção da pandemia de covid-19 em ambos os países tornaram impossível manter essas datas. 

Sugerir correcção