Novos casos a subir: um surto, mais testes e atenção redobrada para os próximos dias

Directora-geral da Saúde e especialistas dizem que ainda não é possível ver efeito do desconfinamento. Circulação normal do vírus, surto na Azambuja e aumento de rastreios podem explicar subida de casos na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Foto
Paulo Pimenta

O número de novos casos positivos no país – de acordo com o boletim de sexta-feira, o país tinha 27.268 infectados – subiu depois de quase duas semanas em tendência decrescente. Um efeito que Graça Freitas diz não poder ser associado ao desconfinamento, que teve início na segunda-feira. O mesmo referem os médicos Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP), e Filipe Froes, consultor da Ordem dos Médicos e da Direcção-Geral da Saúde (DGS) para a covid-19. Mas deixam o alerta de que é preciso estar atento aos números.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção