Covid-19: Costa admite Festa do Avante! se forem cumpridas recomendações da DGS

“A actividade política do PCP ou de qualquer outro partido não está proibida, nem nos passa pela cabeça proibir a actividade política”, disse o primeiro-ministro esta sexta-feira.

Foto
António Costa visitou concelho do Porto esta sexta-feira LUSA/FERNANDO VELUDO

O primeiro-ministro, António Costa, disse esta sexta-feira que a Festa do Avante! poderá realizar-se desde que sejam cumpridas as orientações sanitárias da Direcção-Geral da Saúde (DGS), porque a actividade política dos partidos “não está proibida”.

“A actividade política do PCP ou de qualquer outro partido não está proibida, nem nos passa pela cabeça, creio eu que a ninguém, proibir a actividade política. Agora, essas actividades vão ter de ser realizadas de acordo com as regras [da DGS]. No meu partido tínhamos o congresso marcado para Maio, está adiado sine die, afirmou António Costa durante uma entrevista no Porto Canal.

O primeiro-ministro sublinhou que “não há nada que permita na Constituição, na lei, onde quer que seja, a proibição do exercício de actividades políticas”.

Contudo, o chefe do Governo advertiu que as actividades partidárias, na qual se enquadra a “rentrée” comunista, “têm de respeitar as normas de saúde, como, aliás, o PCP disse logo que respeitaria”.

António Costa acrescentou que “cada partido é responsável, obviamente, pela forma como organiza” a sua agenda.

Sugerir correcção