Coronavírus

Covid-19: comprar fotografia para apoiar Cabo Verde

Grace Ribeiro
Fotogaleria
Grace Ribeiro

Os efeitos negativos da pandemia de covid-19 já atingem, em força, os cidadãos de Cabo Verde. E nos assentamentos informais de Alto de Bomba, Covada de Bruxa e Fernando Pó, na periferia de Mindelo, na ilha de São Vicente, as vidas dos moradores encontram-se "em suspenso". "O dia de trabalho começa às 7h", descreve a organização do Movimento Bodji, em comunicado dirigido ao P3. "Faz-se uma pausa às 10h para a primeira refeição do dia, o bodji, que é a única até ao final do dia de trabalho." Mas, devido à pandemia, "a pausa tornou-se demasiado longa". A fome começa, por isso, a pesar sobre os moradores.

No sentido de amortecer o impacto económico da covid-19, e apoiar 800 famílias em situação de risco alimentar dos referidos bairros, um conjunto de seis fotógrafos reuniu algumas imagens cuja receita da venda online reverte, por inteiro, a favor de quem mais precisa. A iniciativa partiu de moradores, da equipa do projecto Outros Bairros financiado pelo Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades do Ministério das Infrastruturas e Ordenamento do Território e Habitação de Cabo Verde – e dos fotógrafos Marcelo Londono, Queila Fernandes, Ângelo Lopes, Diogo Bento, Grace Ribeiro e Jakob Kling.

É possível contribuir para a distribuição de alimentos em 425 lares de Alto da Bomba, 240 em Fernando Pó e 101 em Covada da Bruxa através da compra destas obras, mas também a partir de donativos. Mais informações estão disponíveis no site do projecto

Queila Fernandes
Queila Fernandes
Marcelo Londono
Marcelo Londono
Ângelo Lopes
Ângelo Lopes
Diogo Bento
Diogo Bento
Grace Ribeiro
Jakob Kling
Jakob Kling