Covid-19: bares e restaurantes de Aveiro com mais esplanadas sem pagar taxas

Os bares e restaurantes do concelho deverão reabrir portas no dia 18.

Foto
CARLA CARVALHO TOMAS / PUBLICO

A Câmara de Aveiro decidiu aumentar as áreas das esplanadas para garantir maior segurança, “onde for possível” e se for a vontade dos comerciantes, sem cobrar qualquer taxa, revelou nesta quinta-feira fonte municipal à Lusa.

“Em Aveiro, temos uma decisão política da câmara municipal de aumentar as áreas das esplanadas em todos os sítios onde seja possível, tendo também em conta a manutenção de espaços de circulação pedonal, ciclável e automóvel em segurança, e a vontade individual de cada estabelecimento comercial”, disse à Lusa fonte do gabinete de Ribau Esteves, presidente da câmara.

Os bares e restaurantes do concelho deverão reabrir portas no dia 18 e, de acordo com a mesma fonte, a câmara “já está, há vários dias, com muitas interacções com os comerciantes, tendo em vista a preparação das suas reaberturas”. “Não iremos também cobrar qualquer tipo de taxa às esplanadas em espaço público, mesmo considerando esse possível aumento da sua área”, esclareceu ainda.

A medida consta da segunda fase do Programa de Acção de Apoio à Actividade Social e Económica/Operação Anti-covid-19, criado pelo município.

Foi decidido pela autarquia a “isenção e/ou devolução dos valores já pagos pelos estabelecimentos comerciais, de taxas municipais referentes à ocupação de espaço público com esplanadas, durante os meses de Março a Junho 2020”.

No âmbito das medidas da fase 2 do Programa, a câmara aprovou ainda “a isenção e/ou devolução dos valores já pagos pelos estabelecimentos comerciais, de taxas municipais referentes à ocupação do espaço aéreo e espaço público com toldos, reclamos, cavaletes, suportes publicitários, expositores, vitrinas e similares, durante os meses de Março a Junho de 2020”.

Sugerir correcção