Lilia Schwarcz: “Quando Marielle Franco morreu, um certo sonho de Brasil morreu junto com ela”

A antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz escreveu um livro, Sobre o Autoritarismo Brasileiro, para demonstrar que Bolsonaro não é uma excepção na História do Brasil, mas herança de um passado de mandões que remonta à colonização portuguesa. O que não impede o Presidente brasileiro de querer inventar o mito de uma sociedade idílica do passado, ao mesmo tempo que põe em causa a democracia do presente.

Foto

Quando Sobre o Autoritarismo Brasileiro foi lançado no Brasil, em Maio do ano passado, foi considerado a primeira reacção em livro à chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Tudo o que nele está escrito é uma demonstração histórica de que o actual Presidente do Brasil não é um fenómeno estranho na evolução do país, mas um claro representante de uma certa forma de pensar, sobretudo, de mandar que se pensou estar a perder força desde o fim da ditadura nos anos 1980, mas que, afinal, estava apenas à espera do momento certo para regressar em força. Com toda a força.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção