Bolsonaro diz que há sinais de que “o pior já passou” no dia com mais mortos por covid-19

Com poucos testes, atrasos nos resultados, e dificuldade em manter políticas de isolamento, o Brasil “está condenado a ser o próximo epicentro da pandemia”, diz investigador.

Foto
Jair Bolsonaro, Presidente do Brasil UESLEI MARCELINO/Reuetrs

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse que quanto à covid-19 no país, havia sinais de que “o pior já passou” — para ser logo desmentido pelos números, quando os dados do Ministério da Saúde mostravam o maior aumento de mortes no país num só dia desde o início da pandemia. 

Enquanto isso, há um novo caso de infecção nos círculos do Governo — desta vez, o porta-voz da Presidência, Otávio Rego Barros, que está sem sintomas e a cumprir quarentena, segundo o jornal Estado de São Paulo. O jornal tem uma acção na Justiça para ter acesso aos testes feitos ao Presidente, que se recusa a mostrá-los, dizendo apenas que são negativos.

“Ainda não sei se o número de mortos é hoje diferente do número de ontem”, disse Bolsonaro na terça-feira à noite. “Mas se não estou enganado, será o sexto dia consecutivo em que o número de mortes desceu, e isso é um sinal de que o pior já passou”, declarou.

Pouco depois, o número anunciado mostrava que se quebrou mais um recorde, com 600 novas mortes (o ponto mais alto anterior fora 474 mortes a 28 de Abril). 

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Wanderson Oliveira, desvalorizou o recorde, assim como os 6935 novos casos no dia de terça-feira, dizendo que muitos eram de mortes anteriores que só foram testadas mais tarde, ou cujos resultados demoraram a chegar ao sistema.

Mas não quis fazer previsões sobre o pico: “Ainda não dá para dizer quando chegará o pico da crise”, disse Wanderson de Oliveira. “O que posso dizer é que será entre Maio, Junho e Julho, disso não tenho dúvidas”, disse o responsável.

​"O próximo epicentro"

Enquanto isso, um investigador apontava vários problemas que o Brasil enfrenta e dizia que o país deverá já na prática ser o pior caso a nível internacional.

“A questão não vai ser quando é que o Brasil vai ser a maior fonte de infecções pelo vírus”, disse o investigador Domingos Alves, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, que não tem dúvidas sobre a dimensão da subnotificação e do seu impacto nos números brasileiros, aliado à velocidade “galopante” de novas infecções. “O Brasil parece condenado a ser o próximo epicentro da pandemia”, disse Alves em declarações a media internacionais como o diário norte-americano Wall Street Journal ou a agência francesa AFP.

O Brasil está em nono lugar na tabela dos países mais afectados da Universidade Johns Hopkins (EUA), mas segundo Alves, o número de infectados no Brasil pode ser entre cerca de 1,3 milhões e dois milhões, muito mais do que os 121 mil dos dados oficiais. No topo da tabela de maior número de infectados estão os Estados Unidos, com 1,2 milhões de infectados.

Enquanto isso, em todos os estados brasileiros excepto num aumentou a circulação de pessoas. Só o Amazonas, onde há “um quadro de colapso do sistema de saúde”, conseguiu reduzir a movimentação, diz a Folha de São Paulo.

A percentagem da população que apoia as medidas de isolamento também desceu de 60% na primeira semana de Abril para 52% na sondagem mais recente do instituto Datafolha.

Domingos Alves diz que a situação é mais preocupante porque o Brasil é um país “com dimensão continental, com populações muito vulneráveis, como habitantes das favelas ou indígenas, e ainda uma fraca adesão a medidas de confinamento”. E se concorda que é impossível prever o pico, acrescenta que “uma coisa é certa: quanto menos haja pessoas em confinamento, mais a curva vai subir e mais mortos vai haver por causa da sobrecarga do sistema de saúde”.

Sugerir correcção