Jerry Seinfeld voltou, e é tal e qual como antigamente

23 Hours to Kill é o novo especial Netflix do lendário cómico. Disponível desde terça-feira, não acrescenta nada de verdadeiramente novo ao repertório que já conhecíamos – a não ser um mergulho em pleno rio Hudson.

Foto
Jerry Seinfeld no palco do Beacon Theatre em Nova Iorque no novo especial 23 Hours to Kill Netflix

23 Hours to Kill, o novo especial de Jerry Seinfeld que desde terça-feira está disponível na Netflix, começa com a lenda cómica então ainda com 65 anos a saltar de um helicóptero para o meio do rio Hudson, em Nova Iorque. Chegado ao palco do Beacon Theatre, tem uma big band atrás dele, que só aparece ao início, como que a mostrar que o orçamento é chorudo e permite este tipo de envergadura. 

Sucedendo a Jerry Before Seinfeld, de 2017, composto maioritariamente por material antigo, 23 Hours to Kill é apenas o quarto especial da carreira do cómico, que antes disso só tinha experimentado o formato um par de vezes, em 1987 e 1998 – antes e depois de Seinfeld, a sitcom dos anos 1990 que o tornou famoso no mundo inteiro e fez dele um multimilionário. Mais uma vez, é um lançamento Netflix, que já tinha lançado Jerry Before Seinfeld e tem sido, ao longo dos últimos anos, a casa do provavelmente finado Comedians in Cars Getting Coffee, o talk show em que, como o nome indica, Seinfeld conversa com outros cómicos enquanto viajam de carro e bebem café.

Filmado em frente a uma cortina azul sem grandes artifícios, além da banda e do salto de helicóptero, cuja preparação é mostrada no final, 23 Hours to Kill vive das observações, irritações e dissecações da vida contemporânea que sempre caracterizaram Jerry Seinfeld. Nenhuma actualização, nenhuma verdadeira novidade. São piadas à antiga, feitas com a mestria de décadas de palcos, que resultam numa hora bem passada. Seinfeld clássico.

Os tópicos deste especial gravado em Outubro do ano passado, quando ainda nem sequer se sonhava com a radical transformação do mundo que chegaria com a covid-19, incluem, entre muitos outros assuntos, buffets, restaurantes sofisticados, telemóveis, SMS, atendedores de chamadas, amizade, como as vidas de toda a gente são uma treta, o pouco que separa algo óptimo de algo que é uma treta, os correios americanos ou os cinemas que pedem aos espectadores para apanharem o lixo que fazem. Tirando as partes mais autobiográficas (os 65 anos e a relação com a mulher e a família também vêm à baila), que são não são propriamente uma constante na carreira deste cómico, não há aqui nada de verdadeiramente novo em relação ao que o Seinfeld de há dez, 20, 30 ou 40 anos faria. O que não é nada mau, já que ninguém faria tão bem como ele estas piadas em particular.

Fora do tempo?

Em conversa com Dave Itzkoff, do New York Times, que o entrevistou a 29 de Abril, dia em que fez 66 anos, Jerry Seinfeld diz sentir-se com muita piada por estes dias, apesar da sombra da pandemia. A esse respeito, aliás, confessou algum arrependimento pelas piadas que em 23 Hours to Kill faz sobre os serviços postais dos Estados Unidos, um serviço valioso actualmente a passar um mau bocado.

Muitos dos pontos de vista exprimidos no especial, e especialmente no que toca à mulher, revelam-se antiquados, mesmo que haja quase sempre boas piadas lá no meio. É, aliás, algo que Jerry Seinfeld consegue fazer mesmo quando os tópicos são batidos e já foram alvos de inúmeras piadas. Mas nem sempre chega. Larry David, o co-criador de Seinfeld e protagonista da sitcom semi-improvisada Calma, Larry!, é melhor a universalizar as preocupações e as irritações de um homem de alguma idade com muito dinheiro. Até quando 23 Hours to Kill mostra alguma auto-consciência, nem sempre é bem-sucedido. Qual é o problema de um cachorro quente ser vendido por um ex-presidiário, algo que Jerry Seinfeld menciona como negativo numa piada?

23 Hours to Kill gaba-se de ser o primeiro especial com novo material de Seinfeld em 22 anos. Só que algumas destas piadas já não são novas. Em 2015, o cómico começou uma diatribe contra “o politicamente correcto”, que na sua visão estava a “a matar a comédia”, por causa de uma piada em que comparava o acto de fazer scroll num telemóvel pela lista de contactos ao gesto de “um rei francês gay”. Numa altura em que já tinha contado a piada em vários programas de televisão, disse a Seth Meyers, no seu Late Night, que vivia com medo da “polícia da ofensa” por causa dela. Pois a mesma piada, que não é particularmente boa ou inteligente, está em 23 Hours to Kill, e nota-se nele um certo alívio quando as pessoas riem, como se tivesse ganho desafio. Se esta piada o fez concluir que há certas coisas que não podem ser ditas hoje, como é que consegue mantê-la num especial ultra-mainstream pelo qual a Netflix lhe pagou 92,5 milhões de euros?

Na mesma entrevista ao New York Times, Seinfeld explica que é possível que este seja o seu último especial. Que nunca deixará os palcos, mas que não quererá deixar-se filmar depois de uma certa idade, e que já desistiu de tentar jogar o jogo do negócio do entretenimento. O próprio discorre, em 23 Hours to Kill, sobre como, aos 65 anos, é mais fácil não fazer nada. Se for mesmo o último especial, e tendo em conta a pouca produtividade que tem tido neste formato, saltar de um helicóptero para o meio do Hudson não terá sido uma má despedida.

Sugerir correcção