À terça-feira, a partir das 17h00

Seis webinars sobre segurança no ensino à distância

O primeiro, no dia 5 de maio, tem como tema a segurança na utilização das plataformas de aprendizagem. Iniciativa da DGE prolonga-se até 9 de junho.

,Educação a Distância
Foto
LUSA/ANTÓNIO PEDRO SANTOS

O ensino à distância obriga a cuidados redobrados quanto à utilização ética e segura da Internet. Na primeira terça-feira de maio, dia 5, tem início um conjunto de seis webinars relacionados com o tema, promovidos pela Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet.

Sempre à terça-feira, a partir das 17h00 e com 30 minutos de duração, os webinars abordarão assuntos que vão desde a proteção de dados ou os direitos de autor à cibersegurança das organizações. A segurança na utilização das plataformas de aprendizagem é o primeiro tema do programa, que pode ser consultado aqui

Quem estiver interessado em colocar questões aos convidados pode fazê-lo, mediante registo prévio.

O PÚBLICO na Escola aproveita para recordar as “Dicas para te sentires seguro”, dez recomendações anteriormente divulgadas pelo Ministério da Educação no site Apoio às Escolas:

Pessoas que não conheces
Lembra-te de que, online, nem todos são o que dizem ser! Não aceites pedidos de contacto de pessoas que não conheces.

Contacta a Linha Internet Segura
Avisa os teus pais, professores ou contacta a Linha Internet Segura sempre que te deparares com algo que te deixa desconfortável, inseguro ou preocupado.
Linha Internet Segura — 800 21 90 90

Mantém as tuas informações pessoais seguras!
Não partilhes online informações como a morada, o contacto telefónico, a escola que frequentas, fotos tuas e tudo o que for do teu foro privado.

Analisa a veracidade da informação
Verifica sempre se a informação é credível, comparando-a com outras fontes de informação. Não partilhes boatos ou notícias falsas!

Respeita os Direitos de Autor
Respeita os Direitos de Autor e consulta diversas fontes de informação, sempre que tiveres de fazer trabalhos de pesquisa!

Protege as tuas palavras-chave!
Estas são dados pessoais que não devem ser partilhados com ninguém, nem mesmo com os melhores amigos.

Pensa antes de partilhar
Pensa com cuidado antes de partilhares fotos ou vídeos teus. Preserva a tua intimidade e a intimidade da tua família e amigos. Tudo o que partilhas ficará durante muito tempo na Internet.

Atenção à tua pegada digital
Lembra-te de que tudo o que publicares será visto por muitos utilizadores e fará parte da tua pegada digital. O teu perfil deve refletir a tua personalidade de uma forma responsável.

Respeita os outros!
Por não concordares com as mesmas ideias, isso não significa que precises de ser rude. Não respondas a comentários agressivos e sê sempre educado.

Cuidado com o que instalas
Deves instalar apenas programas de origem fidedigna nos teus dispositivos. Não te esqueças de atualizar o sistema operativo e o antivírus!