Em Évora, Fundação Eugénio de Almeida oferece 6000 refeições por mês na sua nova Cozinha Social

A fundação criou a Cozinha Social na Enoteca Cartuxa para “assegurar necessidades básicas de alimentação” a “pessoas e famílias que se encontrem em situações de vulnerabilidade”. E estará a funcionar “enquanto for necessário”.

Foto

Encerrada ao público desde 14 de Março, embora com loja online de vinhos e serviço de take-away e de entregas ao domicílio de refeições, a Enoteca Cartuxa, no antigo Palácio da Inquisição, junto ao templo romano de Évora, acolhe agora uma Cozinha Social para “ajudar os mais vulneráveis”.

A iniciativa arrancou a 27 de Abril, com entrega gratuita de duas refeições diárias, compostas por uma sopa, um prato principal e uma sobremesa, a “pessoas e famílias que se encontrem em situações de vulnerabilidade”, avança a Fundação Eugénio de Almeida em comunicado. Todas as refeições são entregues num “único horário”, entre as 12h e as 14h.

O objectivo passa por “contribuir de forma positiva e assertiva e minimizar os impactos negativos sociais e económicos do difícil contexto vivido actualmente”, procurando “assegurar necessidades básicas de alimentação da comunidade da cidade de Évora”.

De carácter temporário, a Cozinha Social tem capacidade para doar 200 refeições por dia, “o equivalente a 6000 refeições por mês”, e manter-se-á em funcionamento “enquanto for necessário”. Conta com a colaboração de diferentes instituições que “referenciam as pessoas a serem apoiadas e, quando necessário, realizam a entrega das refeições”.

Em comunicado, a Fundação Eugénio de Almeida assegura ainda que “todas as normas de higiene e segurança recomendadas pela Direcção-Geral de Saúde são seguidas com estrito rigor”.

Fundação Eugénio de Almeida criou uma Cozinha Social temporária para servir refeições aos “mais vulneráveis” DR
Fundação Eugénio de Almeida criou uma Cozinha Social temporária para servir refeições aos “mais vulneráveis” DR
Fundação Eugénio de Almeida criou uma Cozinha Social temporária para servir refeições aos “mais vulneráveis” DR
Fotogaleria
Fundação Eugénio de Almeida criou uma Cozinha Social temporária para servir refeições aos “mais vulneráveis” DR

“Em momentos como o que vivemos, é imprescindível estarmos perto das pessoas e, com elas, participarmos activamente na construção de uma comunidade forte, unida e solidária”, afirma Francisco Senra Coelho, presidente do Conselho de Administração da fundação, em comunicado. “Por esse motivo continuamos a dar cumprimento à missão da fundação de fazer mais pelas pessoas, para mais pessoas, criando proximidade à distância. Acreditamos que as refeições que partilhamos solidariamente podem ajudar cada pessoa a encontrar força e confiança no futuro.”

No âmbito do plano de contingência face ao surto de covid-19, a Fundação Eugénio de Almeida decidiu encerrar o funcionamento de todos os espaços de visita e fruição pública a 14 de Março, incluindo a Enoteca Cartuxa, o Centro de Arte e Cultura, o Paço São Miguel, entre outros.

O espaço de restauração – que “evoca o ambiente informal de uma taberna” e alia os vinhos da Adega Cartuxa a uma “cozinha regional interpretada e reinventada de forma actual”, lê-se no site – passou a servir refeições em regime de take-away e de entrega ao domicílio no concelho de Évora. E, no início de Abril, foi lançada uma nova loja online com os vinhos e azeites produzidos, com entregas em todo o país sem custos para compras superiores a 40€.

A fundação criou, entretanto, a iniciativa #FundaçãoConsigo, “para estar mais próxima da comunidade que serve nos diferentes âmbitos da sua missão” e que conta com uma programação online, com visitas guiadas pelo património cultural da instituição, apresentação de peças patentes nas exposições do Centro de Arte e Cultura, actividades para os mais novos, entre outros.

Sugerir correcção