Liga francesa contrai empréstimo para compensar clubes

Depois de decretar o final da temporada, com os consequentes prejuízos financeiros, a LFP recorreu ao Empréstimo Garantido pelo Estado para assegurar 225 milhões de euros.

Foto
LUSA/SEBASTIEN NOGIER

A Liga de Futebol Profissional (LFP) francesa anunciou esta segunda-feira que recorrerá ao recém-criado Empréstimo Garantido pelo Estado (PGE) – que prevê a possibilidade de o executivo assumir grande parte do valor concedido em caso de incumprimento – para compensar os clubes pelas perdas financeiras decorrentes do cancelamento das jornadas em falta nas duas Ligas profissionais.

De acordo com os números revelados pelo L’Équipe, a LFP contrairá um empréstimo de 225 milhões de euros, o correspondente às perdas estimadas em relação às verbas referentes aos direitos de transmissão televisiva das últimas dez jornadas, que com o final antecipado da competição não serão recebidas pelos clubes.

A LFP decidiu na passada semana dar por concluídas as provas profissionais, atribuindo o título de campeão ao Paris Saint-Germain, enfrentando neste momento as críticas dos dirigentes dos emblemas despromovidos, bem como dos que ambicionavam uma classificação europeia.

Entre os mais ferozes está o Lyon, que pela primeira vez nos últimos 25 anos poderá falhar a Europa, sendo que poderia garantir ainda uma presença via Taça de França e ou Liga dos Campeões, provas cujo desfecho continua indefinido.

De referir que alguns clubes recorrerão igualmente a este instrumento criado pelo Governo de Emmanuel Macron, até porque para além dos direitos televisivos, há que contabilizar o impacto das bilheteiras nas contas dos emblemas franceses.

Sugerir correcção