Operação 2020

Domingo é o primeiro de 7 Dias com os Media

Debate online marca o arranque desta iniciativa anual. Dois secretários de Estado, o diretor do PÚBLICO, uma responsável pela leitura em Portugal e um embaixador da juventude refletem acerca de liberdade de expressão e literacia mediática.

literacia-mediatica,publico-escola,
Foto
Adriano Miranda

Dadas as circunstâncias, a operação este ano chama-se “7 dias com os Media 2020 – sem sair de casa”, mas a data do arranque não foi alterada: 3 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. E será logo a partir das 00h00 que ficará disponível o debate online que assinala o início desta edição da iniciativa, promovida pelo GILM – Grupo Informal sobre Literacia Mediática.

“Liberdade de expressão e literacia mediática” é o tema. Participam: dois secretários de Estado (Nuno Artur Silva, do Cinema, Audiovisual e Media, e João Costa, Adjunto e da Educação); Teresa Calçada, Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027; Manuel Carvalho, diretor do PÚBLICO; e João Martins, embaixador da juventude no projeto Better Internet for Kids.

Foto

“Juntos aceitaram conversar sobre um tema que interpela diretamente as suas áreas de intervenção profissional e a que são sensíveis também enquanto cidadãos. Com o objetivo de convidar a sociedade para um momento de reflexão e de pensamento crítico sobre os media, falaram dos desafios que a liberdade de expressão enfrenta no atual momento histórico, de desinformação e de excesso de informação. Também não ficaram de fora as respostas que pelo mundo foram sendo dadas à pandemia, assim como a crise dos media, a relação entre liberdade de expressão e liberdade de imprensa, e, ainda, os objetivos desta operação em que aceitaram participar”, resume o texto de apresentação.

A operação “7 Dias com os Media” promove, todos os anos, a reflexão acerca do papel dos media na sociedade e partilha ações propostas por todos os que queiram participar, individualmente ou em grupo, sem limites de idade (há um vídeo a esclarecer todas as dúvidas). Desta vez, quem estiver desinspirado ou não tiver tempo para criar (e registar) uma atividade alusiva à temática pode aproveitar os desafios que ao longo de toda a semanas serão lançados no site da iniciativa.