CDS exige que Governo “pague o que deve” aos trabalhadores

Francisco Rodrigues dos Santos acusa executivo de ter criado “trapalhada monstruosa” no layoff

Foto
Francisco Rodrigues dos Santos quer desburocratização no processo de apoio às empresas LUSA/CARLOS BARROSO

O líder do CDS-PP acusa o Governo de ter falhado a promessa de pagar a comparticipação do salário correspondente ao layoff e exige que esses valores sejam liquidados. Numa mensagem enviada às redacções por vídeo, a propósito do Dia do Trabalhador, Francisco Rodrigues dos Santos apela ainda a que o Estado salde as dívidas aos fornecedores.

“O CDS está ao lado de quem trabalha e entende que a melhor forma de celebrar o dia do trabalhador é exigir ao Governo que pague o que deve aos trabalhadores”, diz o líder dos centristas, referindo-se às falhas de pagamento da comparticipação do salário aos trabalhadores da “maioria das empresas” em layoff previsto para a passada terça-feira.

Num tom duro, Francisco Rodrigues dos Santos acusa o Governo de ter criado uma “trabalhada monstruosa no layoff”, que “colocou em risco o salário de milhares de trabalhadores”. Lembrando que mesmo as empresas que cumpriram regras foram notificadas para enviar novamente os documentos, o líder dos centristas exige que “o processo seja fortemente desburocratizado, mais simples e mais célere”. “Se o Governo erra, as empresas colapsam e as famílias empobrecem”, afirma.

Francisco Rodrigues dos Santos reitera a proposta do CDS para que o Estado salde as dívidas a fornecedores com mais de 90 dias, que ascendem a 543 milhões de euros, o que permitiria injectar “liquidez nas empresas”, mantê-las “vivas” e salvar “postos de trabalho”. Por outro lado, insiste no alargamento do layoff a “todos os sócios-gerentes” e na atribuição do cheque emergência para “pequenas empresas” bem como na “na prestação social extraordinária para profissionais liberais”. “Os primeiros a serem vencidos pela crise económica serão os que o Governo deixar de apoiar”, conclui.

Sugerir correcção