Kim Jong-un reapareceu em público, segundo agência de notícias norte-coreana

Depois de três semanas de ausência da vida pública, o líder norte-coreano inaugurou uma fábrica de fertilizantes. Havia dúvidas sobre o seu estado de saúde.

,Agência Central de Notícias da Coreia
Fotogaleria
KCNA
,Agência Central de Notícias da Coreia
Fotogaleria
KCNA
,Pyongyang
Fotogaleria
YONHAP
,Agência Central de Notícias da Coreia
Fotogaleria
KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, terá surgido em público pela primeira vez em três semanas. A notícia foi avançada nesta sexta-feira pela agência de notícias sul-coreana Yonhap, que cita a televisão estatal da Coreia do Norte, que indica que Kim participou na inauguração de uma fábrica de fertilizantes em Sunchon, em Pyongan do Sul.

As especulações sobre o estado de saúde do líder norte-coreano tiveram início quando este não participou nas celebrações do 108.º aniversário do avô e fundador do regime norte-coreano, Kim Il-sung, no dia 15 de Abril. Não era visto em público desde 11 de Abril.

Ainda nesta sexta-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a reagir à notícia. “Prefiro não comentar para já”, disse Trump, numa conferência de imprensa na Casa Branca. “Falaremos sobre o assunto numa altura mais oportuna”. O Governo sul-coreano rejeitou sempre o cenário de doença grave ou morte

O ministro sul-coreano da Unificação, Kim Yeon-chul, afirmou no domingo passado que o Governo tinha recolhido as informações necessárias para dizer com confiança que nada de errado se estava a passar com Kim Jong-un.

Esta informação veio contrariar uma emissão da cadeia de televisão norte-americana CNN que, citando um responsável norte-americano, garantia que os EUA tinham acesso a informações de que Kim Jong-un estaria “em estado grave” devido a complicações pós-operatórias.

Sugerir correcção