Ouçamos o chamamento de João Pais Filipe

Sun Oddly Quiet é música sem lugar e sem tempo. É álbum de um baterista, mas não é álbum de baterista. Música híbrida, física e maquinal, íntima e oferecida ao pulsar comunal, ancestral e futurista. Este é o tempo de João Pais Filipe.

Foto
Paulo Pimenta

Há momentos em que vemos os movimentos dos braços e o som que criam as baquetas que percutem peles, pratos e chapas e de metal, que atravessam timbalões e tambores de dimensões e origens diversas, que fazem os gongos ressoar o seu som contínuo como bordão meditativo. Há momentos em que vemos os movimentos dos braços, dizíamos, mas em que o rosto daquele corpo fica ocultado pelo rosto esculpido num dos gongos e dá-se então a ilusão que é aquele rosto de metal de expressão misteriosa o responsável pela música que ouvimos, precisão electrónica criada por mente humana, ponto onde se concentram tempos e lugares para nos desvendar um espaço novo e desafiante, música híbrida, física e maquinal, íntima e oferecida ao pulsar comunal, transcendência sem misticismos e sem balelas new age.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção