Lar doce lar e outros filminhos à solta em casa

As curtas infantis programadas pela Zero em Comportamento mudaram-se para o online, onde os bilhetes são mais baratos e há um videoclube a estrear.

Fotogaleria
Lar doce lar, de Pierre Clenet, Alejandro Diaz, Romain Mazevet, Paccolat Stéphane (França, 2013)
Fotogaleria
Mancha e manchinhas: a decoração, de Uzi Geffenblad e Lotta Geffenblad (Suécia, 2012)
Fotogaleria
As aventuras de Miriam: as manchas verdes, de Priit Ten der (Estónia, 2012)
Visions du Réel
Fotogaleria
O passarinho e as abelhas, de Lena von Döhren (Estónia, 2020)
Fotogaleria
Demasiado principezinho, de Zoia Trofimova (Suíça, 2002)
Festival de Cinema
Fotogaleria
Os porcos-espinhos e a cidade, de Evalds Lacis (Letónia, 2013),Os porcos-espinhos e a cidade, de Evalds Lacis (Letónia, 2013) ,
,Câmera
Fotogaleria
Os Tumblies e a fotografia, de Patrick Raats (Holanda, 2013) ,
,Transporte ferroviário
Fotogaleria
Eléctrico 28, de Otalia Caussé, Geoffroy Collin, Louise Grardel, Antoine Marchand, Robin Merle e Fabien Meyran (França, 2019)

Uma casa arranca os alicerces que a agarram ao único sítio onde viveu. Vai viajar. Começa sozinha mas, aos poucos, outras casas fazem o mesmo e juntam-se a ela na jornada. A sinopse é de Lar doce lar, a curta-metragem francesa, de cerca de dez minutos, que abre o cartaz de Maio dos Filminhos à Solta pelo País.

Há anos a programar sessões para os mais pequenos em salas de todo o território nacional, a Zero em Comportamento transferiu esta iniciativa para outras telas, caseiras, depois do encerramento dos cinemas. Desde Abril que a programação prossegue online.

A visualização é paga, mas o bilhete custa menos do que o habitual, “porque, mesmo em casa, continuamos a trabalhar para que quando isto tudo terminar, possamos continuar a existir”, esclarecem.

Porcos-espinhos em busca de novo habitat, um menino a tentar apagar nódoas do Sol e um casal de turistas a bordo de um vertiginoso eléctrico 28, em Lisboa, são outras das personagens trazidas pelos oito filmes de Maio.

Este mês traz também uma novidade: o lançamento de um videoclube com todo o catálogo da associação cultural, que inclui curtas, mas também longas; e não só para crianças, mas para todas as idades.

Sugerir correcção