Filmar Brasília como o fracasso do mais espectacular sucesso do mundo

A concurso no Visions du Réel, A Machine to Live In, filme a “oito mãos” rodado ao longo de oito anos e inspirado por Clarice Lispector, Gilles Deleuze ou George Lucas, quer mostrar a cidade humana que a utopia arquitectónica de Brasília não deixa ver.

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"A Machine to Live In" foi filmado a “oito mãos” e rodado ao longo de oito anos dr
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“A arquitectura da cidade, a sua natureza monumental, é a maior performance que eu alguma vez vi.” Do outro lado de uma chamada a cinco por Skype, Meredith Zielke ri-se e confirma que, sim, Brasília, a capital brasileira “inventada” do zero pelos arquitectos Óscar Niemeyer (1907-2012) e Lúcio Costa (1902-1988), é, ela própria, uma performance. Ela lá sabe, pois juntamente com os colegas de chamada, Andrew Benz, Sebastián Alvarez e Yoni Goldstein, vem das artes visuais e performativas. E passou oito anos a filmar Brasília para este ensaio inclassificável chamado A Machine to Live InUma Máquina para se Habitar, que está esta semana na competição paralela Burning Lights do festival suíço Visions du Réel.

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