Cirurgias programadas caem 40% e a telemedicina bate recordes

De acordo com os dados do Portal do SNS, nos hospitais realizaram-se 31.216 cirurgias programadas em Março, comparando com o mesmo período do ano anterior. Também nas consultas hospitalares houve uma quebra de 16.27%.

Foto
Hospital de Santo António recebeu, da Ordem dos Médicos, câmaras de protecção para reduzir o risco de contágio durante a intubação de doentes na cirurgia LUSA/ESTELA SILVA

Menos 20 mil cirurgias e 165.131 consultas nos hospitais e uma redução de 5% nas consultas dos centros de saúde. São estes os efeitos da pandemia na resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Março deste ano, comparado com dados de Março de 2019. Foi em meados do mês passado que os serviços de saúde foram reorganizados para dar resposta prioritária ao novo coronavírus e à covid-19, levando à suspensão da actividade não prioritária.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção