Desconfinamento: espanhóis podem sair de casa por turnos a partir de sábado

A partir do próximo sábado os adultos vão poder sair de casa para fazer desporto individualmente ou fazer caminhadas apenas com uma pessoa que viva na mesma casa.

Foto
Os cidadãos vão poder sair para passear e fazer desporto, distribuídos por faixas horárias Reuters/SERGIO PEREZ

O Governo espanhol anunciou esta quinta-feira que, depois de confinados em casa há sete semanas, os cidadãos vão poder sair para passear e fazer desporto, a partir de sábado, dia 2 de Maio, distribuídos por “turnos”.

Segundo fonte do executivo espanhol, o comité técnico presidido pelo primeiro-ministro, Pedro Sanchéz, estabeleceu, “de acordo com os dados que mostram a boa evolução da pandemia em Espanha, que os turnos pelas quais se organiza a saída da população serão organizadas a partir do próximo sábado”.

O ministro da Saúde, Salvador Illa, vai explicar numa conferência de imprensa, nesta quinta-feira à tarde, “o alcance e os detalhes” da medida de alívio para a população dentro do confinamento previsto no âmbito do estado de emergência em vigor desde 15 de Março.

Pedro Sánchez já tinha anunciado que, a partir de 2 de Maio, os cidadãos seriam autorizados a sair para passear ou fazer desporto individualmente, sem dar mais detalhes. O Governo espanhol definiu uma fase de transição até finais de Junho, com o desmantelamento “gradual, assimétrico, coordenado e adaptável” das medidas de confinamento até que todo o país possa entrar numa “nova normalidade” em que se espera que a pandemia de covid-19 esteja controlada.

Madrid aprovou na terça-feira o “Plano de Transição para uma Nova Normalidade” que começou no último domingo. O plano vai ter quatro etapas, com a duração de duas semanas, para chegar a um total de oito.

A partir do domingo passado, as crianças até aos 14 anos foram autorizadas a sair à rua durante uma hora por dia, acompanhadas por um adulto, até a um quilómetro das suas casas. As medidas de transição incluem que a partir do próximo sábado os adultos possam sair de casa para fazer desporto individualmente ou fazer caminhadas com uma pessoa que viva sob o mesmo tecto.

O “estado de emergência” está em vigor no país desde 15 de Março e termina a 9 de Maio. As medidas de confinamento apenas permitem a saída para ir ao local de trabalho, para aqueles que não o possam fazer a partir de casa, ou para adquirir bens considerados essenciais.

Sugerir correcção