Casas municipais estão a esgotar-se e a Câmara de Lisboa quer comprar mais

Vereadora da Habitação revela que já quase não há património municipal para reabilitar e quer avançar para a compra de casas que tenham estado até agora no mercado de alojamento local.

Foto
Câmara diz ter reabilitado ou reconstruído 1400 casas nos últimos dois anos Miguel Manso

Depois de vários anos em que vendeu parte substancial do seu património imobiliário, a Câmara de Lisboa prepara-se para entrar em força numa fase de compras. A vereadora da Habitação leva esta quinta-feira a votos uma proposta para que o município comece a adquirir fogos privados devolutos prontos a habitar, de forma a engrossar um parque público que ronda hoje as 23 mil casas.

Paula Marques diz que estão actualmente a ser reabilitados 600 fogos municipais pela cidade, o que corresponde ao “último património público disponível”. A vereadora justifica assim a opção pela compra de mais casas, que diz serem necessárias para fazer face às necessidades que já se sentiam e que deverão aumentar com a crise que se adivinha para o pós-pandemia. “Temos 2600 pessoas em lista de espera para renda apoiada e de cada vez que abrimos um concurso de renda acessível temos milhares de candidaturas.”

A proposta de Paula Marques está muito orientada para casas que agora estão no mercado de alojamento local, um sector que sentiu “um decréscimo acentuado da procura” por causa da covid-19 e que a câmara espera aliciar. Recentemente foi aprovado outro mecanismo, o programa Renda Segura, para a autarquia arrendar fogos privados e depois subarrendá-los a preços controlados, mas a intenção desta vez é mesmo fazer crescer a percentagem de habitação pública na cidade, que actualmente se situa nos 7%.

“A proposta de aquisição alarga o parque habitacional para o futuro e tem a vantagem de as casas estarem prontas a habitar”, diz a vereadora, referindo que a autarquia procura não só dar resposta às pessoas que precisam da chamada habitação social, mas também a sem-abrigo, vítimas de violência doméstica, refugiados e famílias da classe média.

Sobretudo nos últimos três anos, a câmara fez algumas aquisições e permutas de património e exerceu o direito de preferência numa mão-cheia de vezes, quase sempre com a classe média em vista, mas nunca foi ao ponto que agora assume a proposta de Paula Marques. Ali se advoga que o município deve “dar início de imediato a consulta ao mercado” para preparar um “concurso público de aquisição de fogos” em larga escala.

É a marcha-atrás mais pronunciada na política de alienações imobiliárias que marcou parte da década passada. Correcção de um erro ou simples mudança de estratégia? Um pouco de ambas, responde a vereadora: “É o momento de sermos audazes. Em determinado momento a câmara alienou património para garantir o seu equilíbrio financeiro e não teve em consideração o futuro imediato. A diferença é que vendemos património com muita dificuldade de reabilitação e agora compramos pronto ou com muito pouca necessidade de obra.”

Nos últimos dois anos, segundo o pelouro da Habitação, foram reabilitadas ou reconstruídas cerca de 1400 casas municipais – mas muitos são os imóveis devolutos pela cidade onde se encontra a placa “CML”, indicativa de que pertencem à autarquia. A vereadora assegura que, apesar do seu triste aspecto, todos estão já destinados aos diferentes programas de Habitação e mais tarde ou mais cedo entrarão em obras. Em alguns casos isso depende unicamente da autarquia, enquanto outros (por exemplo, os imóveis afectos à vertente público-privada do Programa de Renda Acessível) aguardam o surgimento de empresas privadas interessadas.

Esta proposta de aquisição “não colide em nada com a obrigação de reabilitação” do património municipal, diz Paula Marques, manifestando “satisfação” por estar “a tratar do último lote de património edificado”.

Também esta semana, o Bloco de Esquerda apresentou uma lista de 13 medidas para o pós-pandemia na qual se inclui a construção de mil fogos e a reabilitação de 1500, num investimento a rondar os 215 milhões de euros que os bloquistas dizem ser benéfico para as famílias, para a manutenção de empregos e para a cidade, que recolherá as rendas futuras. “Ter esta discussão é importante”, diz Paula Marques sem comentar especificamente a proposta do BE. “A palavra certa é audaz. A partir de agora é quase como um novo mandato, com outras prioridades e coragem.”

Sugerir correcção
Ler 4 comentários