Liga francesa oficialmente terminada com PSG campeão

Decisões referentes à classificação final foram divulgadas pelo Conselho de Administração da LFP, que anuncia o início da próxima temporada para o final de Agosto.

Foto
Reuters/Gonzalo Fuentes

O Conselho de Administração (CA) da Liga Francesa Profissional (LFP) oficializou esta quinta-feira, em definitivo, o final dos campeonatos profissionais de futebol, nomeadamente a Ligue 1 e 2, tendo ainda declarado o Paris Saint-Germain campeão, de acordo com o critério de mérito sugerido pela UEFA, determinando a restante classificação, bem como os representantes nas provas europeias, despromoções e subidas.

Depois de o primeiro-ministro francês, Edouard Philippe,​ ter frustrado o regresso dos desportos colectivos, no contexto da pandemia de covid-19, o CA acabou por seguir a recomendação emanada da reunião da passada terça-feira, atribuindo o título de campeão de França ao Paris Saint-Germain, o sétimo nos últimos oito anos.

Igualmente confirmada está a designação do Olympique de Marselha e do Stade Rennais, respectivamente segundo e terceiro classificados, como representantes franceses na Liga dos Campeões, a par do PSG.

Lille, Stade de Reims e Nice qualificam-se para a Liga Europa. Amiens e Toulouse viram sentenciada a despromoção à Ligue 2, enquanto Lorient (campeão da segunda liga) e Lens ascendem à elite. O Toulouse manifestou-se, entretanto, não colocando de parte a possibilidade de recorrer desta decisão. 

A LFP projecta ainda o regresso da competição, já referente à época 2020/21, para 22 de Agosto, data que só poderá tornar-se definitiva depois de um acordo que envolve a Mediapro, Canal+, Free, beIN Sports, para além das decisões governamentais.

Sugerir correcção