Queijeira do Alentejo doa 2647 queijos a pessoal médico que luta contra a covid-19

O Curry Cabral, de Lisboa, o Hospital de Évora e o de S. João, no Porto, vão receber um agradecimento em forma de queijos artesanais.

Foto
Joana Garcia, Queijaria Monte da Vinha DR

“Descobri que as pessoas são muito generosas”. “O melhor de tudo foi ter conseguido salvar famílias e postos de trabalho. Dei o que tinha — e recebi imenso de volta”. É com estas palavras que a queijeira Joana Garcia da Queijaria Monte da Vinha, no Vimieiro (Arraiolos, Alentejo), anuncia a oferta de nada mais, nada menos, que 2647 queijos meia cura. Todos, para o pessoal médico de três hospitais que decidiu homenagear, em Lisboa, Évora e Porto.

Os queijos, garante a produtora, serão entregues “esta semana” às equipas do Curry Cabral, do Hospital de Évora e do Hospital de S. João. 

Foto
DR

Em termos de valor de mercado, segundo a Queijaria Monte da Vinha, a oferta rondará os 4000 euros.

É a forma que escolhe, dentro da sua arte, para “homenagear estes profissionais” e “fazer a sua parte na sociedade”.

DR
DR
Fotogaleria
DR

Não é a primeira oferta da queijeira em tempos de pandemia e sob o mesmo mote: no início do mês, adiantava-se em comunicado, foram mil queijos para a Associação Crescer e para o É um Restaurante — um projecto solidário que abriu para formar e dar trabalho a ex-sem-abrigo em Lisboa e que, entretanto, se reinventou para cozinhar para a população mais vulnerável da cidade.

Os mil queijos oferecidos estavam inicialmente previstos para outros voos e outras vidas: deveriam ter seguido para a classe Executiva da TAP, que actualmente tem praticamente todos os aviões em terra.

Em termos de escoamento do stock que tinha para venda, Joana Garcia não se queixa: recebeu muitos apoios em termos de compra directa e vendeu mais de 11 mil queijos “em caixas de cinco” e, “por cada caixa vendida, atribui um” às causas solidárias. 

E o queijo desta ex-advogada que decidiu mudar de vida, e que antes de ter sucesso entrou quase em pré-falência, até já é célebre mundialmente: em Outubro, um amanteigado Monte da Vinha conquistou uma medalha de ouro, por sinal numa competição em Bérgamo, uma das regiões críticas em Itália, um dos países mais afectados pelo surto de covid-19.

Sugerir correcção