Kim Jong-un está “vivo e de boa saúde”, acredita a Coreia do Sul

Para as autoridades coreanas, o líder norte-coreano está hospedado desde 13 de Abril em Wonsan, um resort à beira-mar no leste do país.

Foto
Kim Jong-un, num passeio a cavalo recente REUTERS/KCNA/Arquivo

O Governo sul-coreano considera que o líder da Coreia do Norte está “vivo e de boa saúde”, minimizando os rumores sobre problemas de saúde de Kim Jong-un que questionam a sua capacidadade para continuar a governar.

O ministro da Unificação, Kim Yeon-chul, que trata das ligações com o vizinho do Norte, disse num fórum de acesso restrito no domingo que o Governo do Sul tem a informação necessária para dizer com confiança que não há indicações de que algo fora do normal se esteja a passar, relata a Reuters.

“A posição do nosso Governo é firme”, disse por sua vez Moon Chung-in, conselheiro especial do Presidente sul-coreano em segurança nacional, à emissora de televisão norte-americana CNN, no domingo. O conselheiro acrescentou ainda que o líder norte-coreano está hospedado desde 13 de Abril em Wonsan, um resort à beira-mar no Leste do país. “Nenhuma acção suspeita foi detectada até agora”, reforçou.

Kim Jong-un continua ausente dos media norte-coreanos, controlados pelo Estado. Mas relaram que o líder do país enviou uma mensagem de gratidão aos trabalhadores que estão a construir um grande empreendimento turístico em Wonsan, a área onde a Coreia do Sul diz que ele estará. Imagens de satélites comerciais detectaram o que parece ser o seu comboio blindado parado na estação que serve o complexo pelo menos desde 21 de Abril, anunciou o site norte-americano 38th North, que acompanha os desenolvimentos na Coreia do Norte.

Na semana passada, a cadeia de televisão norte-americana CNN tinha noticiado, citando um responsável norte-americano, que os EUA tinham acesso a informações de que Kim Jong-un estaria “em estado grave”, devido a complicações pós-operatórias.

Kim Byung-kee, um ex-espião sul coreano que agora faz parte da comissão parlamentar que supervisiona os serviços de espionagem de Seul, apelou também a pôr algum travão na especulação sobre a saúde de Kim Jong-un, diz a Reuters. Acha que são reduzidas as possibilidades de Kim estar doente, e o mais provável é que faça um “regresso surpresa em breve”.

As dúvidas sobre os possíveis problemas de saúde do líder norte-coreano surgiram após a sua ausência na tradicional visita ao mausoléu de Pyongyang, onde permanece o corpo do seu avô Kim Il-sung, de acordo com as imagens divulgadas pela comunicação social do país.

Por tradição, no dia 15 de Abril, aniversário do nascimento do seu avô e a principal festividade nacional, Kim Jong-un visita o Palácio do Sol de Kumsusan e presta tributo ao fundador da Coreia do Norte, com ampla cobertura dos meios de comunicação controlados pelo regime.

Sugerir correcção