Cientistas afirmam ter desenvolvido um revestimento antiviral que pode proteger superfícies até 90 dias

O revestimento, aprovado para utilização oficial e colectiva em Fevereiro, deverá chegar às lojas, primeiro de Hong Kong, no próximo mês de Maio.

Foto
O revestimento não tóxico já foi pulverizado nas casas de mais de mil famílias de baixos rendimentos da cidade Reuters/YOYO CHOW

Os investigadores de uma universidade de Hong Kong dizem ter desenvolvido um revestimento antiviral que poderá proporcionar 90 dias de protecção “significativa” contra bactérias e vírus, incluindo o coronavírus que causa a covid-19.

O revestimento, denominado MAP-1, foi desenvolvido ao longo dos últimos dez anos e foi apresentado em Março, podendo ser pulverizado em superfícies que são frequentemente utilizadas pelo público, tais como botões de elevador e corrimãos, dizem os investigadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong (HKUST, na sigla original).

“Estes locais são frequentemente tocados e, ao mesmo tempo, servem como um meio muito eficaz de transmissão de doenças”, explica o professor adjunto da HKUST Joseph Kwan, um dos principais investigadores da equipa que desenvolveu o produto.

O revestimento que se forma após a pulverização tem milhões de nanocápsulas contendo desinfectantes que, segundo Kwan, continuam a ser eficazes na eliminação de bactérias, vírus e esporos, mesmo depois de o revestimento ter secado.

Ao contrário dos métodos de desinfecção comuns, tais como lixívia diluída e álcool, o MAP-1 é ainda reforçado por polímeros sensíveis ao calor que capturam e libertam desinfectantes em contacto humano, disse Kwan. Além disso, sublinham os cientistas, é um produto atóxico e seguro para a pele e para o ambiente.

Após testes clínicos realizados, já este ano, num hospital de Hong Kong e num lar de idosos, o revestimento foi disponibilizado para aquisição comercial pela Germagic, uma unidade do parceiro industrial da universidade, Chiaphua Industries Ltd.

O revestimento, aprovado para utilização oficial e colectiva em Fevereiro, deverá chegar às lojas de Hong Kong no próximo mês de Maio. Porém, com a ajuda de uma instituição de beneficência local, o revestimento não-tóxico já foi pulverizado nas casas de mais de mil famílias de baixos rendimentos da cidade.

“Sinto que reforçou a nossa protecção contra o vírus”, disse Law Ha-yu, mãe de dois filhos, que vive num espaço que foi recentemente pulverizado com o revestimento.

Os investigadores afirmaram que os centros comerciais, as escolas e as instalações de formação desportiva da cidade adoptaram o revestimento.

A aplicação do revestimento nas escolas custa entre 20 mil e 50 mil dólares de Hong Kong (entre 2380 e 5945 euros), dependendo da dimensão da área pulverizada. A empresa também planeia introduzir versões de 50ml e 200ml para uso doméstico com preços que variam entre 70 e 250 HKD (8,30 a 30 euros).

No domingo, Hong Kong não comunicou novos casos de infecção pelo coronavírus SARS-Cov-2, mantendo o total de casos em 1037. Desde o início do surto, a região administrativa especial da China registou quatro mortos com covid-19.

Sugerir correcção