Um “rufião” prodigioso: Patrick Leigh Fermor

Tempo de Dádivas é a oportunidade de conhecer um escritor invulgar. Aventureiro, viajante, homem culto e curioso, seduziu com a sua prosa alguns dos grandes nomes da literatura. Não o ler é não saber o que se perde.

Foto
Ulf Andersen/Getty Images

Patrick Leigh Fermor é um nome que diz pouco a muita gente e esse é só mais um dos mistérios do mundo da literatura para quem já teve a sorte de ler algum dos seus livros e ainda mais misterioso se esse livro for Tempo de Dádivas. Quase desconhecido em Portugal, o inglês pertence ao grupo restrito dos que exploram as vastas possibilidades da linguagem, juntando a isso uma técnica narrativa prodigiosa, erudição, humor, curiosidade pelo mundo e atracção pela aventura enquanto tentativa de satisfazer uma permanente inquietação ou inconformismo face ao que anda e era suposto andar a fazer pela terra.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção