Ricardo Araújo Pereira e Agricultor bateram Big Brother nas audiências de domingo

Dois reality shows regressaram em plena quarentena para lutar pelas grandes quantidades de público em casa. Há três programas Big Brother entre os mais vistos, mas TVI não suplantou a líder SIC.

Foto
Daniel Oliveira, director de programas da SIC, e Ricardo Araújo Pereira Nuno Ferreira Santos

A noite de domingo foi palco de uma das grandes batalhas da guerra das audiências durante a quarentena, mas o Big Brother, a aposta nostálgica da TVI, adaptada à era da pandemia, não conseguiu retirar da liderança a SIC, Ricardo Araújo Pereira e outro reality-regresso. Isto É Gozar Com Quem Trabalha e Quem Quer Namorar com o Agricultor III foram os programas mais vistos do dia, com a estreia de BB Zoom – A Caminho da Casa a ocupar o sexto lugar da tabela, segundo os dados da CAEM/GfK divulgados esta segunda-feira.

Em 2000, o Big Brother foi a mais importante arma da conquista das audiências pela TVI e a direcção de programas do canal de Queluz apostou forte no regresso do formato. Não só fez regressar o reality show que mudou a televisão portuguesa ao serão como ocupou a tarde com a reposição da final do Big Brother de 2000 que há 20 anos lhe dera um share (a parcela do universo televisivo a ver o programa em dado momento) de cerca de 70%. No domingo, esse valor esteve fora do alcance de qualquer dos canais, num mundo televisivo bastante diferente, mas foi o programa de sátira noticiosa de Ricardo Araújo Pereira que mais se aproximou, com um share de 30,6%, logo seguido pela estreia da terceira temporada do reality show Quem Quer Namorar com o Agricultor, com 28,5% de share.

Segundo a SIC, uma média de 1,6 milhões de espectadores estiveram com o programa apresentado por Andreia Rodrigues – cuja primeira temporada foi em 2019 criticada pelos estereótipos que reproduz. Já o programa apresentado por Ricardo Araújo Pereira, e que teve como convidados uma professora do novo #EstudoEmCasa e o pneumologista Filipe Froes, foi o mais visto da televisão portuguesa no dia 26 (e o mais visto desde a estreia do formato), tendo tido consigo 1,8 milhões de espectadores “do primeiro ao último minuto”, diz a estação em comunicado.

Foi mesmo entre o começo dos dois blockbusters da SIC que a TVI pôs no ar o seu novo BB Zoom. O programa obteve 24,5% do share e foi o mais visto do canal mas apenas o sexto mais visto do dia. Todos estes números incluem os espectadores que viram os programas em directo e também os visionamentos diferidos (vosdal). Ao longo do domingo, a TVI capitalizou a marca Big Brother com o seu terceiro programa mais visto a ser, cerca das 23h48, BB Zoom – A Avaliação (11.º mais visto do dia no total dos canais), e o sexto a reposição da final de 2000.