O 25 de Abril (ainda) serve de vacina contra os populismos

Por ter nascido de uma revolução e esse espírito ter passado para as instituições e encontrado eco na sociedade, a democracia portuguesa tem mais anticorpos do que outras para resistir à tendência mundial para os autoritarismos. Mas há sinais de erosão e desafios mesmo à frente.

Foto
As celebrações oficiais do 25 de Abril são um ritual que conserva a memória da revolução Daniel Rocha

Se para alguns o 25 de Abril ainda é uma espécie de parente incómodo que apareceu na ceia de Natal, a verdade é que a revolução gerou uma qualidade de democracia que se distingue, de forma positiva, de outros regimes democráticos que tiveram origem numa transição pacífica, como a Espanha e a Grécia. Uma qualidade substantiva que continua a servir de vacina contra os populismos, ainda que haja sinais de erosão e riscos no horizonte, como explicam os coordenadores de um conjunto de estudos académicos que estava para ser publicado este mês, mas que por causa da pandemia ficou adiado.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção