Torne-se perito Entrevista

“Há bebés que não estão a receber o leite da mãe e isso não faz sentido nenhum. É urgente retirar essa recomendação da DGS”

Diogo Ayres de Campos, director do serviço de ginecologia e obstetrícia do Hospital de Santa Maria e presidente eleito da Sociedade Europeia de Saúde Perinatal, diz que todos os bebés devem beber leite materno e contesta a norma da DGS que recomenda deitar o leite fora até que a mãe tenha duas análises negativas. Há até agora 51 grávidas ou puérperas com covid-19 em Portugal.

Foto
Nuno Ferreira Santos

A doença é nova e a evidência científica vai chegando a uma velocidade pouco comum. No caso da gravidez, no espaço de três semanas muita coisa se ficou a saber, ao mesmo tempo que muitas dúvidas permanecem sobre como se comporta o novo coronavírus em grávidas e nos seus bebés. Deve dar-se leite materno? Sim, sem dúvida, diz toda a evidência científica, disse sempre a OMS, mas não diz a orientação da Direcção-Geral de Saúde que recomenda que o leite se descarte até que a mãe apresente dois testes negativos. Uma norma que está a ser reavaliada, mas que continua a ser válida até este momento.