Fundão vai transformar antigo solar do século XVII em hotel-cereja

O Solar Tudela Castilho deverá entrar em obras em Maio. O hotel será dedicado à celebre cereja do Fundão e já tem nome: Solar da Praça Velha – Sakura Lifestyle Hotel.

Foto
O projecto de arquitectura é assinado pelo atelier Plataforma, sedeado na Covilhã. DR/Plataforma

Um antigo solar do século XVII, localizado no centro do Fundão, vai ser transformado num hotel de quatro estrelas dedicado à temática da cereja, anunciou promotor do investimento, Paulo Ribeiro, do grupo Prunus Avium SGPS.

O início das obras está previsto para o dia 11 de Maio, garantiu à Lusa aquele responsável, adiantando que vão prolongar-se por cerca de 18 meses, para transformar o Solar Tudela Castilho, localizado na Praça Velha, num hotel com 24 suítes, entre quartos individuais e alojamento familiar.

“É um hotel que está pensado para o turismo de natureza e experiências com estreita ligação à Serra da Gardunha e à Serra da Estrela, pelo que precisará de estar preparado para acolher famílias e não apenas quartos individuais”, explicou.

O empresário adiantou ainda que a fachada deste edifício emblemático será mantida.

Quanto à temática, está relacionada com o facto de a actividade do grupo deste empresário estar ligado à produção da cereja. O facto de a cereja ser o fruto icónico do concelho também pesou na opção.

Foto
Palácio Tudela Castilho, no Fundão DR/CM Fundão

O nome do hotel já está escolhido: Solar da Praça Velha – Sakura Lifestyle Hotel para fazer a ligação entre a localização e o termo japonês para flor de cerejeira (a palavra é também habitualmente utilizada para o muito aguardado espectáculos das cerejeiras em flor).

A unidade permitirá criar nove postos de trabalho directos, na fase inicial, indicam. O projecto de arquitectura é assinado pela Plataforma, atelier sedeado na Covilhã.

Tradicionalmente, o concelho celebra a Festa da Cereja em Junho, mas a autarquia já cancelou a edição de 2020 por causa da pandemia. Foram também cancelados outros eventos até finais de Agosto. 

Sugerir correcção