Saber ver aquilo que está à frente do nosso nariz

Aquilo que cada um de nós pensa sobre o novo coronavírus está mais relacionado com a sua circunstância — idade, meio social, emprego, segurança financeira — do que com uma análise ponderada dos factos.

Há uma frase de George Orwell que cito muitas vezes porque acredito que ela resume na perfeição o trabalho de um colunista: “To see what is in front of one’s nose needs a constant struggle” – é preciso uma luta constante para ver aquilo que está à frente do nosso nariz. A frase de Orwell é bastante conhecida, mas são menos conhecidos os argumentos que a sustentam, e vale a pena olhar para eles numa época como esta, em que estamos todos confrontados com um acontecimento inédito nas nossas vidas, em que as opiniões estão extremadas e as emoções à flor da pele, e em que todos os dias se adensa o nevoeiro na descida da pupila para a ponta do nariz.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção