Desp. Chaves atento a investigação sobre o Desp. Aves

Emblema flaviense, despromovido na época passada, promete acompanhar processo sobre alegada viciação de resultados.

Foto
LUSA/ESTELA SILVA

O Desp. Chaves vai acompanhar a investigação sobre a alegada viciação de resultados do Desp. Aves e accionar mecanismos legais se for provado que o clube, despromovido à II Liga de futebol na temporada passada, foi prejudicado.

“O que sabemos é que vai ser aberto um inquérito por parte do Conselho de Disciplina [da Federação Portuguesa de Futebol (FPF)] e vamos pedir o acompanhamento desse processo”, disse o presidente da SAD do emblema transmontano, Francisco José Carvalho.

O dirigente garantiu ainda que se “houver matéria” que indique que o Desp. Chaves foi prejudicado irá “accionar os mecanismos legais” para defender o clube.

Na terça-feira, a secção profissional do Conselho de Disciplina da FPF instaurou um processo de inquérito “com vista ao apuramento de factos baseados em notícias e publicação em rede social”.

Desde domingo circulam na rede social Facebook dois alegados telefonemas de Estrela Costa, antiga directora executiva da SAD, com um advogado e, supostamente, o administrador Wei Zhao, nos quais são abordadas pretensas viciações de resultados.

No início da gravação pode ouvir-se Estrela Costa ameaçar contar tudo ao presidente do Desp. Chaves.

O conjunto de Chaves terminou em 16.º lugar na I Liga de futebol da temporada 2018/19 e foi despromovido, tal como o Nacional e o Feirense, em penúltimo e último lugar, respectivamente.

“Essas informações que circulam nas redes sociais indicam que o Desportivo de Chaves foi prejudicado na época passada, mas isso tem de ser provado”, lembrou Francisco José Carvalho.

O líder da SAD do clube flaviense acrescentou ainda que já anteriormente surgiram nas redes sociais denúncias ligadas ao Desp. Aves sobre viciação de resultados de jogos, relacionadas com as apostas desportivas, que terão prejudicado o Desp. Chaves.

“Embora não seja explicado quais foram os jogos, o que torna tudo muito subjectivo, cabe às autoridades investigarem”, assinalou.

Francisco José Carvalho destacou ainda que confia na investigação dos organismos do Estado, como o Ministério Público, e também no Conselho de Disciplina da FPF.

O Desportivo de Chaves, que foi despromovido após três épocas consecutivas no principal escalão, é o actual 12.º classificado da II Liga, com 32 pontos.

Sugerir correcção