Isabel II celebra os 94 anos sem pompa nem circunstância

Não há celebrações, mas as mensagens de felicitações chegam de todos os lados. A monarca viva com mais anos de reinado está de parabéns.

Fotogaleria
Isabel II é a monarca com o mais longo reinado ainda em curso. Faz 92 anos neste sábado WILL OLIVER/EPA

Nascida a 21 de Abril de 1926, Isabel II já celebrou aniversários enquanto a pobreza assolava o mundo durante a Grande Depressão, ao longo dos duros anos da Segunda Guerra, em plena Crise de Suez... E, agora, comemora um aniversário em confinamento.

A monarca viva que acumula mais anos de reinado no mundo — 68 anos, à sua frente apenas Luís XIV de França (72), João II de Liechtenstein (71) e Bhumibol Adulyadej da Tailândia (70) — completa, esta terça-feira, 94 anos, mais uma vez com um cenário pouco feliz: no Reino Unido, o surto de covid-19 já matou pelo menos 16.509 pessoas, tendo sido confirmados quase 125 mil casos nos territórios da Grã-Bretanha (Escócia, Inglaterra e País de Gales) e Irlanda do Norte desde o início da pandemia. Por isso, a festa dos 94 anos da rainha Isabel II faz-se sem nenhum tipo de pompa nem circunstância.

Os aniversários reais são tradicionalmente marcados por saudações cerimoniais de armas, com salvas de tiros em vários pontos, mas a rainha achou que seria inadequado permitir que isso acontecesse, dadas as circunstâncias que determinaram o estado de emergência: a nação está na sua quarta semana de encerramento, com a maioria das empresas fechadas e os cidadãos a receberem ordens para ficarem em casa. E o desfile, que celebra habitualmente o aniversário da rainha e que costuma acontecer em Junho, não se irá realizar nos trâmites habituais, informou, já em Março, o Palácio de Buckingham.

O único reconhecimento oficial chegou através do Twitter, onde o Palácio de Buckingham publicou um filme privado de Isabel II quando era criança, a brincar com a irmã mais nova, a princesa Margarida, que morreu em 2002, como forma de agradecimento por todas as mensagens de feliz aniversário. Noutra publicação, com fotos de quatro etapas da sua vida, lê-se: “Chefe da Commonwealth, chefe das Forças Armadas, chefe de Estado em 16 países e a monarca com o reinado mais longo da história britânica. Esposa, mãe, avó e bisavó. Feliz aniversário, Sua Majestade!”

A rainha vai passar o dia no castelo de Windsor, a oeste de Londres, onde tem estado durante este período, com o seu marido, o príncipe Filipe, de 98 anos, que, na segunda-feira, fez uma declaração — um acontecimento raro desde que se reformou da vida pública há três anos — a agradecer aos envolvidos na resposta à crise do novo coronavírus.

Isabel nasceu, em 1926, sem que ninguém pensasse que um dia se tornaria rainha. Na época, o trono era ocupado pelo avô Jorge V, a quem sucederia o tio, Eduardo VIII. Porém, alguns meses após celebrar o seu décimo aniversário, em Dezembro de 1936, o tio abdicou para se casar com a divorciada norte-americana Wallis Simpson e o trono foi ocupado pelo irmão deste, Jorge VI, colocando a pequena Isabel na linha de sucessão directa. A britânica ascendeu ao trono em 1952, aos 25 anos de idade, tendo ultrapassado, em 2015, a rainha Vitória (sua tetravó) em tempo de reinado. 

Inevitavelmente, uma vida longa passa por muitos marcos”, constatou a monarca na altura.

Sugerir correcção