Processo de corrupção do Alemanha 2006 prescreveu

Julgamento de quatro suspeitos de terem comprado votos para atribuição do Campeonato do Mundo foi tecnicamente encerrado pelo Tribunal Penal Federal da Suíça.

Foto
Theo Zwanziger Reuters

O julgamento de quatro antigos responsáveis, três alemães e um suíço, por suspeitas de corrupção na organização do Campeonato do Mundo de futebol de 2006, foi tecnicamente encerrado por prescrição, informou esta terça-feira o Tribunal Penal Federal da Suíça.

As audiências do julgamento deveriam iniciar-se a 9 de Março, mas a ausência dos acusados naquela data, e a posterior suspensão da actividade do tribunal até 27 de Abril, precisamente o fim do prazo de 15 anos em que os crimes em causa prescreveriam, acabou por impossibilitar a emissão de veredicto antes da data limite.

O antigo secretário-geral da FIFA, Urs Linsi, os ex-presidentes da federação alemã Wolfgang Niersbach e Theo Zwanziger, bem como o ex-secretário geral da instituição germânica Horst Schmidt são os antigos dirigentes suspeitos de terem comprado votos para a atribuição do torneio ao país.

Em causa está uma possível existência de um fundo secreto de 6,7 milhões de euros para a compra de votos, a fim de assegurar a organização do Mundial, em detrimento da África do Sul. Estas suspeitas foram noticiadas pelo jornal alemão Der Spiegel, em 2015.

Segundo a investigação, o montante foi camuflado como despesas para a organização da cerimónia inaugural da prova em solo alemão e posteriormente recolhido e devolvido ao empresário francês Robert Louis-Dreyfus, que mais tarde viria chefiar a empresa germânica de equipamentos desportivos Adidas.

Sugerir correcção