Telescola tornou RTP Memória no canal mais visto pelos jovens e no quarto mais visto do país

A Matemática dos 3.º e 4.º anos foi a disciplina mais vista. No grupo dos quatro aos 14 anos de idade, o canal foi o mais popular em Portugal. A audiência média do canal público ultrapassou o canal de notícias CMTV, o 4.º mais visto do país nas últimas semanas.

Foto
ANDRÉ KOSTERS/LUSA

Na segunda-feira, as audiências da RTP Memória quadruplicaram com o regresso da telescola. De acordo com dados provisórios fornecidos ao PÚBLICO pela estação pública, a RTP Memória “foi o quarto canal mais visto do dia” e ultrapassou o canal de notícias CMTV. No grupo dos quatro aos 14 anos de idade, o canal foi mesmo o mais visto do país ao longo do dia e a Matemática dos 3.º e 4.º anos foi a disciplina que mais alunos concentrou. No horário em que há Telescola, no total do dia 241 mil espectadores estiveram com a RTP Memória.

No primeiro dia de #EstudoEmCasa, “a RTP Memória teve 4,2 [%] de share, mais de quatro vezes a audiência média da RTP Memória” num dia normal, disse ao PÚBLICO Marina Ramos, da direcção de comunicação da RTP. Os dados são relativos ao total das audiências da RTP Memória, canal público que se encontra tanto presente na TDT quanto nos operadores de televisão por cabo. Com estes valores relativos ao consumo ao longo de todo o dia, ultrapassou, assim, a CMTV e tornou-se no quarto canal mais visto do dia de segunda-feira, logo a seguir aos generalistas SIC, TVI e RTP.

A mesma fonte indicou ainda que entre espectadores dos quatro aos 14 anos de idade, a RTP Memória foi líder com 14,3% de share – o valor que indica a parcela de espectadores a ver televisão num dado momento. Este número representa, detalhou a RTP em comunicado enviado ao início da tarde de terça-feira, 42.300 espectadores dessas idades.

Mas quando se olha para o total das audiências do dia do canal é possível também detalhar que a sua audiência média foi de 125 mil espectadores e sobretudo que entre as 7h e as 18h (as aulas do #EstudoEmCasa decorrem das 9h às 17h50) esse número ascendeu às 241 mil pessoas, segundo dados fornecidos ao PÚBLICO pela RTP.

Quanto às aulas com mais alunos, “a Matemática do 3.º e 4.º anos conquistou a maior plateia, com 194.900 espectadores, o que corresponde a quota de mercado de 42,4%”, informa o canal em comunicado. Logo a seguir vem o Português dos mesmos anos e a Hora da Leitura do 1.º e 2.º anos. As Ciências Naturais do 5.º e 6.º anos completam o top 5. 

Já o site #EstudoEmCasa teve segunda-feira 201.510 visitas, 894 mil pageviews e 150 mil visitantes únicos, sendo a terceira área mais visitada do site da RTP logo a seguir ao seu serviço de streaming RTP Play e às notícias.

A telescola é a consequência da manutenção do fecho das escolas durante o estado de emergência e das medidas de contenção da covid-19. A pandemia do novo coronavírus, que gerou aquilo a que o FMI já chama o Grande Confinamento, está a ter um impacto histórico nas audiências televisivas em todo o mundo, nomeadamente em Portugal.

Notícia actualizada às 16h com dados sobre números absolutos de espectadores da RTP Memória e aulas mais assistidas. Notícia corrigida às 10h41: faixa etária de liderança é 4-14 anos

Sugerir correcção