Dez distritos do continente sob aviso amarelo esta segunda-feira à tarde

Aviso amarelo vale para Centro e Sul do país, entre as 12h00 e as 18h00 desta segunda-feira: chuva pode ser acompanhada de trovoadas e rajadas fortes. A partir da tarde de terça-feira, o IPMA já não prevê chuva.

Foto
Para os distritos de Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro o IPMA prevê períodos de chuva por vezes forte Fabio Augusto

Dez distritos de Portugal continental estão esta segunda-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Para os distritos de Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro o IPMA prevê períodos de chuva por vezes forte, passando a regime de aguaceiros, localmente fortes, e que poderão ser ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoadas e rajadas fortes. O aviso amarelo vai estar em vigor entre as 12h00 e as 18h00 de hoje.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro entre as 00h00 e as 18h00 de terça-feira por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/noroeste com 4 a 5 metros.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para esta segunda-feira na região norte do continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva em geral fraca a partir da manhã no litoral, a estender-se gradualmente às regiões do interior, temporariamente moderada durante a tarde. Está também previsto vento fraco, temporariamente moderado do quadrante sul durante o dia, possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida da temperatura máxima nas regiões do interior.

Está também prevista a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela a partir do final da tarde.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante oeste, rodando para o quadrante sul a partir da manhã, e soprando temporariamente forte no litoral e nas terras altas, tornando-se em geral fraco no litoral a norte de Sines gradualmente a partir do meio da tarde, e rodando para o quadrante oeste na região Sul

As temperaturas mínimas no continente vão variar entre os 5 graus Celsius (na Guarda) e os 12 (em Faro e Lisboa) e as máximas entre os 12 (na Guarda) e os 19 (em Faro).

Para terça-feira ainda está prevista precipitação, por vezes intensa, na região Sul e até ao início da manhã, mas a partir de quarta o IPMA já não prevê chuva. 

Sugerir correcção
Comentar