Covid-19: Gaia vai distribuir 320 mil máscaras laváveis e reutilizáveis pela população

Eduardo Vítor Rodrigues adiantou que a distribuição será feita em kits através da caixa de correio. O autarca estima que o investimento rondará cerca de 600 mil euros.

Foto
A confecção do material está a ser feita por uma empresa de Vila Nova de Gaia, que até aqui era especializada em material desportivo Nelson Garrido

A Câmara de Vila Nova de Gaia vai distribuir 320 mil máscaras reutilizáveis pela população, revelou esta segunda-feira o presidente que espera que este gesto seja entendido como “um impulso para que cada um cuide da sua protecção individual”.

“Com esta medida, o município dá um pontapé de saída e dá o exemplo, sensibilizando. O uso de máscaras, quando for permitido regressar a alguma normalidade, deverá entrar na rotina das pessoas e isto nos transportes públicos, em escolas, supermercados e outros locais”, disse Eduardo Vítor Rodrigues.

O autarca, que falava aos jornalistas no final de uma reunião de câmara que decorreu esta tarde por videoconferência devido à pandemia de covid-19, adiantou que a distribuição será feita em kits através da caixa de correio. “Se for necessário faremos ajustamentos de caso. São máscaras reutilizáveis e laváveis que servirão para dar um primeiro sinal, um impulso, fazer sensibilização”, reiterou o presidente da Câmara.

Eduardo Vítor Rodrigues estima que o investimento rondará cerca de 600 mil euros.

A confecção está a ser feita por uma empresa de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, que até aqui era especializada em material desportivo, mas que, contou o autarca, “soube reinventar-se”. “Não estão em lay-off, nem se quer parcial. Fizemos uma primeira encomenda de 20 mil máscaras que são duplas e com filtro suplementar”, contou o autarca.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 165 mil mortos e infectou quase 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 537 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 735 pessoas das 20.863 registadas como infectadas com covid-19, de acordo com a Direcção-Geral da Saúde, cujo relatório diário aponta 1060 casos confirmados no concelho de Vila Nova de Gaia.

Sugerir correcção
Comentar