Gmail regista 240 milhões de mensagens de spam diárias sobre a covid-19

Durante a última semana, o Gmail registou também 18 milhões de emails que tentam “pescar” dados do utilizador.

Foto
Estes ciberataques recorrem, sobretudo, à exploração do medo e da insegurança financeira Reuters/Kacper Pempel

O Gmail bloqueia diariamente mais de 100 milhões de emails de phishing, ataque informático que visa “pescar” dados do utilizador, sendo que na última semana foram registados 18 milhões relativos à covid-19, revelou esta sexta-feira a Google.

“Durante a última semana, observámos 18 milhões de emails diários de malware [software malicioso] e de phishing relacionados com a covid-19”, refere a Google, que detém o Gmail. “E a isto juntam-se mais de 240 milhões de mensagens de spam [publicidade em massa] diárias relacionadas com a covid-19”, acrescenta a empresa.

“Os ataques de phishing e armadilhas online que estamos a observar usam tanto o medo quanto os incentivos financeiros para criar urgência e tentar levar os utilizadores a responder. Os exemplos são: fazerem-se passar por organizações governamentais autorizadas, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), para solicitar donativos fraudulentos ou distribuir malware [código malicioso que visa infiltra-se no computador] e um aumento de tentativas de phishing aos funcionários que trabalham a partir de casa”, alerta a tecnológica.

A Google refere que, em muitos casos, “estas ameaças não são novas — são campanhas de malware existentes que foram simplesmente actualizadas para explorar a atenção intensificada na covid-19”.

A empresa aconselha ainda algumas boas práticas para evitar este tipo de ciberataques, como por exemplo concluir o check-up de segurança da conta de email, evitar o download [transferência] de ficheiros de origem desconhecida, evitar ou reportar emails de phishing, entre outras medidas.

Sugerir correcção
Comentar