Bons alimentos para consumir em quarentena

Joana Teixeira juntou no The Therapist, em Lisboa, as terapias complementares e a alimentação saudável. A proposta para esta quarentena são duas receitas saudáveis.

Foto
DR

Numa altura desafiante como a que estamos a viver é normal irmos buscar conforto na comida. Por alguma razão existe a expressão comfort food. E se lhe dissermos que é possível comer uma refeição que nos anima e que também é saudável ao mesmo tempo?

Nesta altura é fundamental darmos primazia a alimentos anti-inflamatórios que fortaleçam a nossa imunidade, pelas razões que já todos sabemos. Mas é também importante incluir na nossa dieta alimentos que nos dêem conforto e que contribuam para o nosso bom humor.

Assim propomos duas receitas: uma para a imunidade e outra para a boa disposição.

Foto
DR

Grão crocante

Esta receita tem como base ingredientes que fortalecem o nosso sistema imunitário como o gengibre que é anti-inflamatório, antioxidante e antimicrobiano, e ajuda na prevenção e tratamento de infecções. A curcuma, ou açafrão-da-índia, apresenta inúmeras propriedades terapêuticas, entre elas, antioxidantes, anti-inflamatórias, anti-carcinogénicas, antibacterianas. Quando combinada com pimenta preta o seu efeito é potenciado, acredita a medicina ayurvédica.

Quanto ao grão, ou outras leguminosas, são excelentes fontes de zinco, um mineral antioxidante que participa, entre outras coisas, na produção e crescimento das células do sistema imunitário, e na modulação da resposta imunitária.

Bowl de aveia e cacau

Esta receita tem como base ingredientes ricos em magnésio que, por ser um micronutriente envolvido em vários processos metabólicos, nomeadamente do cérebro, coração e músculos, a sua deficiência, está associada a depressão, percepção de stress, ansiedade. Além disso, o cacau é também estimulador da produção de serotonina e dopamina, hormonas associadas ao bem-estar.

Foto
DR
Sugerir correcção
Comentar