Cientistas portugueses resolvem mistério de corante azul medieval

Equipa interdisciplinar desvenda a complexa a estrutura química de um corante utilizado na iluminura de manuscritos da Idade Média. Os resultados foram publicados na revista Science Advances.

Foto
Duarte Belo

Uma equipa interdisciplinar de investigadores portugueses conseguiu descobrir a estrutura química de um corante natural — conhecido como “folium”, na sua versão latina — usado nas iluminuras dos manuscritos da Idade Média. Os resultados deste grupo composto por químicos, cientistas da conservação e biólogos, na sua maioria pertencentes ao Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV-Requimte), são esta sexta-feira publicados na revista Science Advances e têm especial importância para a conservação e restauro das colecções de iluminuras europeias.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção