Covid-19: Alunos do 10.º ano vão ter estratégia para recuperar matéria

O secretário de Estado da Educação explica que houve um foco nos anos de conclusão “porque esses já não vão ter oportunidade no próximo ano lectivo de recuperarem o que ficou para trás”.

O secretário de Estado da Educação garante vão ser “desenhadas estratégias” de recuperação de conteúdos
Foto
O secretário de Estado da Educação garante que vão ser “desenhadas estratégias” de recuperação de conteúdos Daniel Rocha

Os alunos do 10.º ano terão “oportunidade para ter recuperação de aprendizagens” no próximo ano, adiantou esta quarta-feira o secretário de Estado da Educação, reconhecendo que o sistema não está a “funcionar bem nem de forma igual para todos”.

Em entrevista à revista Forum Estudante, feita através de uma emissão em directo na página da publicação na rede social Facebook, o secretário de Estado da Educação, João Costa, disse que tudo o que está a ser feito este ano devido à pandemia de covid-19 “tem implicações no próximo ano lectivo”, mas adiantou que vão ser “desenhadas estratégias” de recuperação de conteúdos.

“Nós temos consciência que não estamos a ter o sistema a funcionar bem nem de forma igual para todos e por isso quem está no 10.º ano vai ter oportunidade para ter recuperação de aprendizagens. E, por isso, às vezes têm-me perguntado porque é que houve aqui um foco nos anos terminais, nos anos de conclusão. Porque esses já não vão ter oportunidade no próximo ano lectivo de recuperarem o que ficou para trás. Portanto, mais do que alterações dos conteúdos é ter estratégias que vão ser desenhadas a seu tempo para recuperarmos”, disse.

O governante respondia a dúvidas colocadas pelos estudantes, que se centraram muito em questões relacionadas com os exames nacionais do ensino secundário, conclusão desse ciclo de ensino, nas suas várias vertentes e acesso ao ensino superior.

Sugerir correcção